> > > CND - Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular

CND - Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular

CND - Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular
Os arquitetos da Mégaron Arquitetura Corporativa tiveram o grande desafio de transformar um edifício de uso misto de 50 anos em um ambiente corporativo e moderno Foto/Imagem:Anderson G. Mailho

Mudança radical

Transformar um edifício de uso residencial e comercial de, aproximadamente, 50 anos em um espaço totalmente corporativo e moderno para receber a nova diretoria do Conselho Nacional de Diretores da Igreja do Evangelho Quadrangular (CND) foi o desafio dos arquitetos da Mégaron Arquitetura Corporativa.

“Tivemos todo o cuidado com a valorização da imagem corporativa. A imagem do cliente foi replicada na fachada principal e faz parte de toda a comunicação visual do prédio. Com uma arquitetura contemporânea, o projeto cria um marco na paisagem e contrasta com edifícios de arquitetura clássica da região central de São Paulo”, conta o arquiteto Anderson Mailho.

Desafio x solução

“A complexidade do projeto do CND foi transformar um prédio misto em algo totalmente diferente”, relata Mailho. Apesar de o térreo e o mezanino serem originalmente áreas comerciais, o restante dos cinco andares era residencial, e toda essa parte foi transformada em corporativa.

Uma das soluções usadas pelo arquiteto, que tinha como objetivo dar ao edifício uma nova função e uma imagem mais atual, foi a torção das barras que suportam os painéis informativos para criar um painel dentro do auditório. Outra solução foi um desenho de forro que cria a ilusão e a sensação de um pé-direito mais alto em uma condição limite por ser um prédio anteriormente residencial.

Fachada moderna

Para a fachada, que tinha um estilo de arquitetura de apartamentos, o projeto pedia uma nova aparência, com uma linha completamente diferente da existente. “Para conseguirmos esse resultado, as janelas foram unificadas em cada andar, criando um grande rasgo, o que deu um novo ritmo”, explica.

Além disso, a utilização de linhas curvas na nova fachada trouxe uma imagem moderna para o prédio do CND e evitou a necessidade de tratamento do revestimento existente. Os arquitetos também aplicaram em toda a fachada o uso de ACM prata. O prédio, que antes tinha um desenho reto, agora apresenta cantos arredondados, com um ar atual e tecnológico.

Intervenções estruturais

O projeto arquitetônico buscou criar um espaço moderno, sem perder os traços históricos e culturais da Instituição, que está no Brasil há mais de 50 anos.

Internamente, o prédio foi totalmente reformulado, incluindo a parte elétrica, os elevadores e o sistema de ar condicionado. Também foram inseridos no projeto um novo auditório, salas de rádio e TV e refeitório. "Agora também temos um museu para registrar os anos de história da Instituição”, comenta Mailho.

Com espaços focados no atendimento ao público, todos os departamentos do CND foram pensados para ter condição de crescimento.

Materiais predominantes

O projeto contou com a utilização de materiais nobres, como porcelanato em todos os andares. Também se usou pele de vidro e ACM em duas cores na fachada. As paredes internas receberam canjiquinha – pedras cortadas em tiras finas e dispostas em camadas – e o acesso principal, forro metálico. Quando abertos, os portões se transformam em cobertura na calçada protegendo os pedestres. "O edifício transformou-se em uma referência local”, finaliza Mailho.


Escritório

Mégaron Arquitetura Corporativa2 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2013
Área construída: 4.200

Tipo de obra:
Prédios Administrativos
Tipologia:
Governamental

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo