> > > Escritório Glem

Escritório Glem

Escritório Glem
Sede dos escritórios Glem integra ambientes internos por meio da circulação vertical Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Sob uma arquibancada de concreto

Para criar a sede dos escritórios Glem, o projeto dos arquitetos Ivo Mareines (Mareines Arquitetura) e Rafael Patalano (Patalano Arquitetura) tira proveito de um terreno limitado e pouco provável acima da arquibancada destinada às competições de remo na Lagoa, no Rio de Janeiro. O partido tem uma estrutura complexa, com raras aberturas – suficientes para iluminar os ambientes internos – e o primeiro dos três níveis praticamente enterrado.

Fachadas ocupadas

Longos e estreitos rasgos nas alvenarias, além de um semicírculo de vidro translúcido de segurança, dão forma às duas fachadas cercadas pela rampa de acesso à arquibancada e para os fundos de um cenário marcado por várias construções.

Espaços internos integrados

“Integramos todas as partes do programa por meio da circulação vertical definida por escadas curvas em concreto, vigas laminadas de eucalipto e uma trama de bambu. Forma-se, assim, um ‘balaio’ vazio para receber as pessoas que passam pela pequena recepção, amarrando todo o conjunto”, explica Ivo Mareines, que assina o projeto. Assim, o complexo é dividido em três níveis, com dois lances de escada, destinados às salas de espera, reunião e apresentações multimídia; área da diretoria; e ambiente para descanso.

Materiais utilizados

“Tivemos um cuidado especial com os acabamentos que compõem os ambientes do escritório. Utilizamos a trama de bambu montada artesanalmente no local, o guarda-corpo de vidro da passarela e seu piso em vidro. Os corrimãos de aço inox parecem levitar sobre as escadas por serem delgados e estarem desvinculados estruturalmente delas; e a generosa luz filtrada principalmente pela esquadria com vidro translúcido em semicírculo”, conta Rafael Patalano, que também é autor do projeto.

Escritório

Mareines Arquitetura8 projeto(s)Patalano Arquitetura8 projeto(s)

Local: RJ, Brasil
Início do projeto: 2008
Conclusão da obra: 2009
Área do terreno: 350

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo