> > > Almaviva

Almaviva

Almaviva
Elaborada pelo escritório Leonetti Piemonte, a nova sede paulista da Almaviva do Brasil, localizada em uma das esquinas da Avenida Paulista, prima pelo conforto e pela integração Foto/Imagem:Édson Ferreira Filho

Localização privilegiada

A relação entre o escritório Leonetti Piemonte Arquitetura e a Almaviva do Brasil caminha desde 2011, com a projeção da primeira sede da empresa em São Paulo, até então localizada no 30° andar do icônico Edifício Itália. No entanto, devido ao repentino crescimento da companhia, a necessidade de espaços mais amplos foi amadurecendo e, em 2014, um novo local foi eleito para acomodar colaboradores e clientes – um edifício na esquina da Rua Bela Cintra com a Avenida Paulista, um dos cartões postais da cidade.

Com a mudança, a nova sede da Almaviva do Brasil, empresa do segmento de contact center, apresenta 1.000 metros quadrados, divididos em dois andares, os quais chegam a comportar cerca de 90 profissionais.

“O projeto foi desmembrado em duas grandes áreas, em função da arquitetura do edifício e da área disponível. Esta divisão foi bastante providencial, pois houve uma regionalização natural desses espaços”, introduz a arquiteta Pierina Piemonte.

Distribuição dos ambientes

A área operacional está alocada no 1° andar; enquanto a social encontra-se na sobreloja. Este espaço presta-se não somente a acomodar as salas de reunião e diretoria, como também a estabelecer novas perspectivas de convívio entre as pessoas.

Dessa forma, o caráter social da sobreloja se concretiza por meio da ampla área de 900 metros quadrados destinada à varanda, estrategicamente voltada para o marco urbanístico da Avenida Paulista.

Outro ponto relevante no desenvolvimento do trabalho foi o layout da sala dos diretores que, comparado ao de 2011, permite maior integração entre os usuários, pois dividem o mesmo ambiente.

“Aqui houve uma grande quebra de paradigmas, pois no projeto anterior, cada diretor possuía uma sala exclusiva, fechada, o que não acontece no atual, onde há constante contato visual, devido à extensa mesa, em formato de U”, destaca Piemonte. Ela revela também que o principal objetivo foi promover maior interação entre os profissionais.

Além disso, por se tratar de uma área especial para a empresa Almaviva do Brasil, os diretores contam com um jardim anexo à sala, projetado com gazebos e concebido para receber reuniões informais.

Paisagismo e transparência

Segundo a arquiteta, como todas as paredes perimetrais do projeto são de vidro, a luz natural invade os ambientes durante o dia e permite que os meios internos e externos participem da mesma atmosfera.

“Houve um pedido da diretoria para criarmos espaços transparentes, claros e integrados. Conseguimos alcançar essas diretrizes com a utilização de divisórias transparentes e a disposição do jardim da sobreloja, absolutamente democrático com os demais espaços do andar”, conclui Pierina Piemonte.

Já na sobreloja, optou-se pela luz mista e indireta para valorizar os pontos fortes do projeto, a exemplo, da logomarca da empresa aplicada em um dos painéis de madeira das salas de espera, destacada pela iluminação. Além disso, o conforto do espaço se confirma por meio das sancas que percorrem boa parte dos corredores.

Pensado para proporcionar flexibilidade ao layout, o paisagismo também é um dos diferenciais do projeto.

“Desenhamos perfis metálicos para conter áreas de seixo, que podem ser facilmente montados e desmontados, assim como os decks. Nesse sentido, buscamos um produto modular capaz de oferecer novos modelos, de acordo com o desejo do cliente”, finaliza a arquiteta.

Para a varanda da recepção foram colocados vasos de grandes dimensões, com 1 metro de diâmetro, e adoção de espécies de plantas mais duráveis, que dispensassem maiores cuidados com a conservação e a manutenção.

Escritório

Leonetti Piemonte Arquitetura16 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2014

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo