> > > Casa Terra

Casa Terra

Casa Terra
Ampla e moderna, a Casa Terra tem programa integrado e um espelho d’água que, junto à entrada de luz da claraboia, funciona como um elemento centralizador Foto/Imagem:Marco Antônio

Nível único e elegante

A união de um belo terreno de 4550m², e a vontade dos proprietários de morar em um lugar espaçoso e integrado à natureza deram vida à Casa Terra. “Uma área com essa extensão é rara em São Paulo, por isso foi um presente poder projetar essa morada totalmente horizontal, de onde é possível contemplar essa linda vista”, destaca João Armentano, arquiteto responsável pelo projeto.

Elemento natural centralizador

Um dos diferenciais da residência, localizada na capital paulista, é o hall dos quartos. Abaixo da claraboia de vidro há um grande espelho d’água, cujo revestimento é feito de pedra vulcânica preta. O conjunto reflete a luz natural e cria jogos de luz e sombra, que criam diferentes cenários ao longo do dia.

“Eu sonhei com um elemento interno que transmitisse essa sensação natural ao projeto arquitetônico. Toda manhã ao acordar, os moradores podem caminhar nesse ambiente e receber essa energia”, comenta Armentano. 

Casa Terra - Nível único e elegante
O espelho d’água funciona como elemento centralizador da residência Foto: Marco Antônio

Programa integrador

A residência tem uma área de 1245m², com todos os espaços integrados – à exceção dos dormitórios. O grande living central é ligado à sala de jantar e à área externa, que possui um amplo espaço gourmet e a varanda. A casa também conta com uma cozinha principal, a de serviços e os banheiros. “A integração é muito grande devido à qualidade do pé-direito, com 4m de altura no espaço social e 3,80m na área da varanda”, explica.

Uma área com essa extensão é rara em São Paulo, por isso foi um presente projetar essa morada João Armentano

A casa conta, ainda, com cinco suítes. A principal parece ser uma pequena morada dentro do programa, pois abriga um escritório, sala de estar íntima, closets e o banheiro. “O casal pode usufruir também de um jardim exclusivo”, conta Armentano.

De acordo com o arquiteto, a piscina também é um elemento marcante. “Graças à sua borda infinita, ela completa a edificação e funciona como um grande espelho que a reflete”.

Materiais predominantes

Erguida em alvenaria, a casa recebeu tijolos naturais. Nas áreas internas o piso é revestido com pedra. “Aplicamos limestone bege natural, que oferece vivacidade e integra os espaços”, conta o arquiteto. Com grandes caixilhos em vidro, a Casa Terra é agraciada constantemente com ventilação e iluminação naturais e a vista da piscina.

Quer ver mais casas térreas?
Veja a Residência em São Francisco Xavier, do Nitsche Arquitetos e a Casa Grama, do Vasco Lopes Arquitetura.

Escritório

João Armentano6 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 3634
Área construída: 1245

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo