> > > Residencial Jay

Residencial Jay

Residencial Jay
A arquitetura do Residencial Jay, localizado no bairro Jurerê Internacional, em Florianópolis, divide-se entre o design contemporâneo e os elementos de luxo Foto/Imagem:Felipe Carneiro e Rogério Amendola

Moradia de alto padrão

Design contemporâneo e elementos de luxo andam de mãos dadas no projeto de arquitetura do Residencial Jay, no bairro Jurerê Internacional, em Florianópolis. O bairro é caracterizado pelas moradias de alto padrão e pelo verão badalado, seja na praia durante o dia ou na intensa vida noturna nos clubes e restaurantes.

A arquiteta paisagista Juliana Castro, do escritório Jardins e Afins Arquitetura Paisagística, conta que a partir daí surgiu à inspiração para o projeto. “Seguimos a atmosfera do verão neste lugar. Usamos o tom branco como base do projeto, pois remete à estação, com ar moderno e arrojado”.

O arquiteto Sergio Müller, do escritório Robson Nascimento Arquitetos, complementa que a inspiração também partiu de diversos projetos contemporâneos. “Tínhamos a intenção de que o empreendimento tivesse fachadas dinâmicas, onde a leitura das mesmas fosse diferenciada em cada momento”.

Arquitetura curva

As linhas predominantemente curvas definiram o design. A configuração orgânica nos traços obtidos expressa a ideia de movimento na fachada. “As faces externas caracterizam-se pela valorização e predominância da cor branca, com apenas alguns pórticos revestidos e, sobretudo, pelo uso de muitos vidros”, explica o arquiteto Robson Nascimento.

Área social e piscina

“O desafio foi criar a área da piscina com a maior metragem possível, bastante integrada à arquitetura da edificação”, conta Juliana. O empreendimento fica próximo à praia e tem o verão de Jurerê Internacional como seu maior atrativo, portanto o elemento central deste projeto paisagístico é a piscina. Em volta dela foram dispostas diferentes possibilidades de aproveitar os momentos ao ar livre.

“Destacamos a piscina e a integração dos jardins do empreendimento por meio do passeio público. Usamos os jardins do edifício para ambientar o passeio e valorizar o espaço”, comenta.

Paisagismo praiano

As plantas escolhidas são predominantemente verdes e tropicais, adaptadas ao clima local. Trazem, além de um clima praiano, alinhado ao conceito do empreendimento, a facilidade de manutenção.

A escolha das espécies está acompanha o desenho do projeto. “Utilizamos a Phoenix canariensis, mais conhecida como tamareira-das-canárias, para dar peso ao conjunto verde, já que se trata de uma planta robusta e ornamental. As palmeiras funcionam como esculturas naturais no ambiente da piscina e no jardim frontal, que faz a interface direta com o espaço público”, finaliza Juliana.


Escritório

HB Arquitetas Associadas4 projeto(s)JA8 Arquitetura e Paisagem2 projeto(s)R. Nascimento Arquitetos1 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 3.560
Área construída: 2.750

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo