> > > Ginásio do Castelinho

Ginásio do Castelinho

Ginásio do Castelinho
O projeto de reforma do Ginásio Poliesportivo Georgiana Pflueger, prevê a reconstrução total de suas estruturas, coberturas e fechamentos laterais superiores Foto/Imagem:Divulgação GCP Arquitetura

Complexo de atividades

O projeto de reforma do Ginásio Poliesportivo Georgiana Pflueger, prevê a reconstrução total de suas estruturas, coberturas e fechamentos laterais superiores. Além de transformá-lo em um espaço de entretenimento com capacidade para até 4.500 pessoas, a proposta do GCP Arquitetura é torná-lo mais acessível, moderno e confortável, tanto para os atletas quanto para os visitantes

Após ter sua estrutura original colapsada em fevereiro de 2019, o Ginásio Poliesportivo Georgiana Pflueger - mais conhecido como “Ginásio do Castelinho” - passará por uma transformação e tanto. Com projeto de reforma idealizado pelo escritório GCP Arquitetura, a edificação terá suas estruturas, coberturas e fechamentos laterais totalmente reconstruídos. Suas instalações prediais também sofrerão intervenções e como redes elétricas e de dados serão renovadas.

A reforma fornecerá à cidade de São Luís (MA), um espaço de entretenimento com capacidade para até 4.500 pessoas, que estarão adequado para sediar eventos esportivos e culturais, garantindo acessibilidade, segurança e conforto tanto aos atletas quanto aos visitantes.

O novo conjunto de cobertura e fechamentos será feito com estrutura metálica, e formará uma caixa com faces e marqueses desiguais. A nova cobertura será composta por telhas zipadas de aço galvalume, com isolamento termoacústico e forro inferior em telhas trapezoidais. Já os fechamentos laterais superiores compostos por painéis de aço galvanizado pré-pintados de branco e cinza, que formarão um grande mosaico.

Esse volume, com aspecto leve e altamente tecnológico, será pousado suavemente sobre o conjunto de 18 pilares de concreto existentes, somados a dois novos pilares em duplo V metálicos que serão adicionados às fachadas laterais do edifício.

Tesouras em estrutura metálica vencerão a totalidade do vão livre transversal. Estrutura metálica vertical será usada para sustentação dos fechamentos laterais Foto: Divulgação GCP Arquitetura 

A implantação estratégica de painéis de fechamento perfurados na caixa de cobertura criará um belo efeito de iluminação indireta e difusa para o interior do ginásio. À noite, deve transformar esse volume em uma lanterna que flutua sobre a base do edifício.

Esses painéis com perfuração – e a variação dimensional dos fechamentos – foram pensados para suavizar a pressão do vento nas faces dessa caixa de cobertura, proporcionando ventilação natural cruzada à edificação.

Internamente, o primeiro pavimento receberá adaptações que respeitam as normas de segurança, tais como o aumento do número de circulações, corrimãos nas circulações radiais da arquibancada e sinalização para evacuação dos espaços.

Um programa fluido engloba as áreas de apoio, de convidados, da imprensa e o setor administrativo, além do vestiário, alojamentos, bares, academia e ambulatório médico. Serão realizadas, ainda, a troca do piso de madeira flutuante da quadra, a instalação de cadeiras para a totalidade do público, novos sistemas sonoros e de iluminação e placar tipo cubo central.

Conforme normas de acessibilidade também nortearam o projeto, que será adaptado para portadores de necessidades especiais. Está prevista a instalação do elevador e da plataforma inclinada dobrável orientada à arquibancada, a inclusão de sanitários para pessoas com deficiência (PCD), a criação de lugares adequados para público PCD e seus acompanhantes, e a instalação de sinalização podotátil.

Veja outros projetos de ginásios na Galeria da Arquitetura:

Clube Alto dos Pinheiros, por Gálvez & Márton Arquitetura

Ginásio do Colégio São Luís, por URDI Arquitetura


Escritório

GCP Arquitetura13 projeto(s)

Local: MA, Brasil
Início do projeto: 2020
Conclusão da obra: 2021
Área construída: 6.000

Tipo de obra:
Ginásios
Tipologia:
Esporte

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo