> > > Valeo VSS

Valeo VSS

Valeo VSS
Nova unidade da multinacional Valeo foi instalada com grande expressão arquitetônica, layout flexível e soluções sustentáveis que garantem economia de energia Foto/Imagem:Nelson Kon

Curvas expressivas

Localizada em Guarulhos, a nova fábrica da Valeo – multinacional francesa de peças automotivas – abriga a Unidade Industrial de Sistemas de Segurança. A premissa do projeto, idealizado pelo escritório GCP Arquitetos em parceira com o escritório de arquitetura DBB de Nova Iorque, era implantar o complexo industrial com larga extensão e forte expressão arquitetônica, visando o respeito às questões ambientais e o atendimento às normas internacionais. Além disso, a fábrica deveria ser instalada sem abrir mão do sistema estrutural racionalizado e dos grandes vãos existentes na área de produção.

De acordo com o arquiteto responsável Sergio Coelho, o projeto procurou avançar em inovações tipológicas para edifícios de uso industrial. “O partido arquitetônico adotado gerou um edifício de volumetria diferenciada com eliminação de calhas. A unificação da cobertura com fechamentos laterais garantiu o perfeito escoamento da água de chuva – gargalo constante em um país com chuvas tropicais”, explica. Além disso, o projeto procurou adequar da melhor forma possível o terreno, minimizando o movimento de terra.

O bloco fabril é dividido em três volumes com grandes curvas, que unem as coberturas – estruturadas com diferentes alturas – à parede. Outro grande destaque do projeto é a implantação desencontrada das cumeeiras nas coberturas, que ampliou os espaços entre os lanternins garantindo entrada de luz e ventilação naturais e proporcionando economia de energia e conforto.

Destaques

O layout flexível facilita possíveis mudanças tecnológicas na fábrica. Estruturas metálicas nos pilares, nas vigas e nas coberturas foram utilizadas em grandes proporções. “As coberturas e fechamentos laterais dos módulos de produção foram feitos com telhas galvalume zipadas. A fachada principal recebeu caixilhos-brise em aço e, a fachada posterior, em painéis isotérmicos”, destaca o arquiteto.

“A volumetria única, estratégias de sustentabilidade com iluminação natural, reuso de água de chuva, recomposição de mata ciliar com plantio de cerca de 3.000 novas árvores e otimização de corte versus aterro – eliminando bota-fora e importação de terra – também são importantes na composição da fábrica”, completa.

Pisos e divisões

Seguindo os padrões da Valeo, as áreas internas são divididas com vidros. Com pé-direito alto, o piso fabril abriga as linhas de produção, o estoque e as docas. No pavimento inferior estão instaladas as áreas comuns – hall de entrada, refeitório e vestiários – e no superior, além da área de produção, estão as salas de reunião, os escritórios e laboratórios.

 

Escritório

GCP Arquitetos12 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2004
Conclusão da obra: 2006
Área construída: 20.000

Tipo de obra:
Indústrias
Tipologia:
Industrial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

  • Arquitetura: GCP Arquitetos
  • Arquitetura: GCP Arquitetos - Autor: Sergio Coelho / Colaboradores: Alessandra Araujo; Mauricio Reverendo; Adriana Oliveira; Daniel Mariano; Dante Honda; Faride Elia; Stella Tamioshi; Veridiana Magalhães; Izabella M da Cruz; Maria Augusta Bueno; Anna Dietzsch; Naji Moujaes; Domenico Lio; Tobias Armborst; Renata Bernardino; Agnaldo Amaral.
  • Arquitetura: DBBAedas - Davies Brody Bond Aedas - Steven Davis
  • Engenharia Estrutural - Estrutura de Concreto: Wilson Kikuchi
  • Engenharia Estrutural - Estrutura Metálica: Projecta
  • Projeto e/ou Consultoria de Coberturas: Bemo do Brasil - SP
  • Projeto e/ou Consultoria de Coberturas: Panisol
Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo