> > > Fábrica de Tratores John Deere

Fábrica de Tratores John Deere

Fábrica de Tratores John Deere
Projetada com estruturas fortes, seus recursos transmitem a constante preocupação com o meio ambiente Foto/Imagem:GCP Arquitetos

Inspirada na terra

Localizada na cidade de Montenegro, no Rio Grande do Sul, a nova fábrica de tratores John Deere chama a atenção pela construção contemporânea, projetada pelo escritório GCP Arquitetos. “O projeto levou em conta os princípios corporativos da multinacional que preza pela qualidade e durabilidade. Ao mesmo tempo teve a intenção de criar a excelente relação das edificações com o ambiente natural, com os colaboradores e clientes”, destaca o arquiteto responsável Sergio Coelho.

A nova unidade de produção é composta por três prédios: administrativo, fabril e de tratamento de resíduos – distribuídos de maneira organizada no terreno. No anexo da administração da fábrica é possível verificar a relação da multinacional, especializada em máquinas e equipamentos para agricultura, com a natureza do entorno. “Essa relação é expressa simbolicamente com o uso de cantaria de pedra, aço patinado e madeira – materiais que combinam com os elementos naturais da terra”, ressalta. Um espelho d’água com uma ponte para passagem é o elemento de fachada que alinha com a curva, e se comunica com o hall - grandioso com pé-direito duplo.

Uma parede de vidro proporciona a quem está no hall uma vista considerável da área industrial e dos produtos. A unidade fabril foi projetada com linha de montagem flexível, que atende com facilidade o fluxograma de trabalho. Além disso, todo o projeto foi idealizado com grande preocupação ambiental. “Destacamos a iluminação natural, o reuso de água de chuva e de efluentes, tratado na irrigação da grande área de mata nativa conservada e áreas de vegetação reconstituída”, explica o arquiteto.

Materiais e estrutura

Os prédios foram projetados com estrutura mista – pilares em concreto pré-moldado, tesouras, vigas e terças – e fechamentos metálicos. “Esses fechamentos foram feitos com alvenarias de bloco de concreto estrutural até 4 metros. Desse ponto até a platibanda de cobertura, segue o fechamento metálico com aberturas de iluminação e ventilação de persianas de PVC translúcido”, destaca.

 


Escritório

GCP Arquitetos12 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2004
Conclusão da obra: 2007
Área do terreno: 960.000
Área construída: 69.864

Tipo de obra:
Indústrias
Tipologia:
Industrial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

  • Arquitetura: GCP Arquitetos
  • Arquitetura: GCP Arquitetos - Sérgio Coelho (autor); Alessandra Araujo (coordenação geral e sustentabilidade); Adriana Oliveira (coordenação) Maurício Reverendo, Daniel Mariano, Thaís Ramaglia, Daniela Vaz, Dante Honda, Izabella Queiroz, Stella Tomiyoshi, Silvio Duarte, Agnaldo Amaral, e Renata Bernardino (equipe)
  • Construção: HTB
  • Consultoria em Conforto Ambiental e Sustentabilidade: Anésia Frota
  • Engenharia Estrutural - Estrutura de Concreto: Medabil
  • Gerenciamento/Coordenação: Envision
  • Projeto de Climatização e Ar-condicionado: Projetar Climatização
  • Projeto de Fundação: Interact
  • Projeto de Interiores: GCP Arquitetos
  • Projeto de Paisagismo: Koiti Mori
Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo