> > > Museu da Tolerância

Museu da Tolerância

Museu da Tolerância
Na obra dos arquitetos Juliana Corradini e José Alves, uma imponente estrutura metálica com balanço de 30 m avança em um grande vão livre de 40 m, exibindo generosas proporções. Nela haverá espaço suficiente para o trânsito livre de pessoas e ideias Foto/Imagem:Frentes Divulgação

Monumento à liberdade

Como tornar a tolerância palpável? Este era o desafio do escritório Frentes Arquitetura ao representar no projeto do Museu da Tolerância a importância exigida pelo tema. Ele pretende instalar pela primeira vez na América Latina uma escola aberta a todas as raças e credos, esclarecendo os danos causados pela intolerância, responsável pelo sofrimento e extermínio de milhões de seres humanos.

Nesse contexto, surge um edifício que reúne opostos e antíteses. Uma homenagem à capacidade de tolerarmos uns aos outros. “Trata-se de um monumento à liberdade e ousadia”, resume Juliana Corradini.

A projeção do edifício de 20 mil m² com estrutura metálica e balanço de 30 m mostra-se audaciosa ao avançar em um grande vão livre de 40 m, exibindo generosas proporções. “A grandiosidade será construída pelas pessoas que o frequentarem, aproveitando sua sombra para debates em contato com a natureza, cruzando o vazio pelas rampas que costuram o espaço na esperança de fechar cicatrizes incuráveis, convivendo com o diferente”, filosofa a arquiteta Juliana Corradini.

Sustentabilidade

A pele de chapa metálica expandida galvanizada a fogo confere translucidez ao edifício, protegendo as fachadas norte e noroeste da incidência solar. Internamente, o conjunto será revestido por vidro temperado. “A exceção é a fachada da Biblioteca na face sudeste, constituída somente por vidro temperado transparente, que privilegia a vista da mata do Instituto Butantã”, explica o arquiteto José Alves.


Escritório

Frentes Arquitetura3 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área do terreno: 6.500
Área construída: 10.000

Tipo de obra:
Museus

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo