> > > Innova

Innova

Innova
Recém-reformada, a Agência Innova tem estrutura moderna e funcional e um projeto que consegue uma ótima relação com o espaço urbano Foto/Imagem:Douglas Garcia

Vestígios industriais

Após reforma realizada em 2013, a Agência Innova, localizada no bairro de Moema, em São Paulo, ganhou um design diferenciado, prático e funcional. O projeto arquitetônico foi assinado pelo escritório paulistano Estúdio Tarimba, que teve como premissa desenvolver um programa que estivesse em conexão com o DNA da empresa.

Segundo o arquiteto Alexandre Salles, o trabalho recebeu influência das novas tecnologias e do estilo industrial, a partir do qual foram encontradas soluções para as antigas instalações da empresa e para a sua relação com o espaço urbano.

Reestruturação pontual

Na reforma, o primeiro passo dado pelos arquitetos foi analisar a infraestrutura existente – um grande caixote de concreto, recém-reformado, porém, com algumas soluções de arquitetura que não atenderiam à demanda da Agência Innova, espacial ou funcionalmente.

Havia três andares consolidados, mas o andar intermediário apresentava um pé-direito reduzido, o que poderia trazer desconforto perante as demandas de instalações previstas na reforma. Contudo, o que aparentemente parecia um problema acabou virando solução com a arquitetura de interiores. “A laje foi pintada na cor preta, e grandes panos de gesso central na cor branca acabaram por corrigir este fato. Pensamos no design de interiores pelas lentes do urbanismo”, explica Salles.

Também no andar intermediário havia uma área passível de ser aumentada, uma vez que tinha sido construída em parcela menor do que a permitida. “Com isso, ganhamos uma área que foi fundamental para o projeto da Agência Innova. Na fachada usamos brise soleil e chapa metálica com pintura em cortén”, relata o arquiteto.

Predominam no projeto materiais como tijolo, aço, vidro e gesso. “A aplicação desses elementos teve a intenção de preservar o espaço como um grande galpão de ideias, atrelando origem e futuro como simbologia”, comenta.

Layout fluido

O plano diretor criado pelo Estúdio Tarimba propiciou aos andares um desenho de grandes eixos e hierarquias de uso. Assim, a recepção do térreo convida o visitante a adentrar nos espaços. O visitante percorre um conjunto de salas de reuniões, bem como a área de staff, disposta em sistema open space, totalmente integrada com a circulação.

O primeiro andar da Agência Innova tem, assim, a proposta de abrigar a grande sala de reunião, as salas dos sócios, o CPD (Centro de Processamento de Dados e o Financeiro). O segundo ambiente da recepção está interligado ao térreo por uma escada industrial e o último andar foi distribuído de forma ampla, com mesas integradas e pontos especiais de atenção.

“O entrelaçamento dos andares é consolidado por uma árvore que já estava presente no lote, a qual pode ser vista de todos os andares. A curadoria de materiais, a paleta cromática, a iluminação estratégica, entre outros elementos, também ajudaram na consolidação”, reflete Alexandre.

Referência urbana

Para criar a identidade do projeto de interiores, o escritório se baseou nas referências e nos símbolos da cidade e dos grandes centros urbanos. Em 875 m² de intervenção, a premissa do escritório de arquitetura foi recriar o ambiente da agência, gerando um espaço único e com o máximo de aproveitamento das áreas pelas equipes de trabalho.

“O resultado foi um grande processo colaborativo, de linguagem forte e autoral, que sinaliza uma nova e próspera fase para a Agência Innova”, finaliza Salles.


Produtos utilizados nesta obra

Plataforma de Trabalho C.O

Riccó

Mesa para Reunião Gamma

Riccó

Mesa para Reunião Single

Riccó

Cadeira CEO B

Riccó

Plataforma de Trabalho Múltipla

Riccó

Escritório

Estúdio Tarimba1 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2013
Conclusão da obra: 2013
Área do terreno: 425
Área construída: 875

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo