> > > One Hotel & Homes

One Hotel & Homes

One Hotel & Homes
Reformado pelo escritório Debora Aguiar Arquitetos, o One Hotel & Homes, em Miami, possui conceito eco-luxury, que une a utilização de materiais ecológicos a uma arquitetura sofisticada Foto/Imagem:Divulgação Debora Aguiar

Projeto que acolhe

Localizado na badalada praia de South Beach, em Miami (EUA), o One Hotel & Homes passou por um expressivo processo de retrofit, assinado pelo escritório paulistano Debora Aguiar Arquitetos. No projeto arquitetônico, a arquiteta Debora Aguiar priorizou a utilização de materiais naturais e sustentáveis.

“Fazer esse retrofit foi uma conquista bem importante para nós, pois o nosso escritório foi o escolhido dentre outros cinco que participaram da concorrência nos Estados Unidos. Tenho orgulho de dizer que o projeto que desenvolvemos se tornou uma referência na rede de hotéis StarWood”, comenta Aguiar.

Retrofit sustentável

Com mais de 800 apartamentos, o One Hotel & Homes possui conceito eco-luxury, que prioriza a mistura de materiais naturais, texturas variadas, reaproveitamento de madeiras, pedras e fibras.

A arquiteta quis levar para o empreendimento as características dos seus trabalhos. “Fizemos o que sabemos fazer, e os proprietários gostaram muito da nossa proposta ecológica”, conta.

Para se chegar a este resultado suave e bem dosado, foi necessário realizar uma extensa pesquisa de materiais. A ideia era criar um ambiente que acolhesse o usuário desde a sua chegada, com uma atmosfera de aconchego e tranquilidade, sem, contudo, competir com a vista estonteante do mar de Miami.

O projeto arquitetônico do One Hotel & Homes foi todo pensado para facilitar a identificação do hóspede com o local, de modo que ele sinta-se bem ali, goste e queira ficar. "Penso que se não usarmos um pouco de romantismo na arquitetura, o projeto fica sem graça. Por isso, estamos sempre em busca da melhor solução estética, do belo, do bem-estar, sem nos desenvencilhar do lado pragmático da arquitetura, que é extremamente essencial”, comenta.

Iluminação indireta x projeto de interiores

Todos os detalhes foram pensados para valorizar ao máximo os espaços, aumentar a sensação de bem-estar e obter iluminação indireta e aconchegante. Elementos como pergolado de madeira clareada, piso em seixo rolado branco, tapete felpudo, gaze de linho e banquetas peludas fazem o contraponto com mesas em tora, painel em rami trançado, poltronas em málaca e painel em madeira clareada com velas.

O projeto busca levar leveza, sofisticação e luminosidade aos espaços do One Hotel & Homes, valorizando ainda mais a estonteante vista para o mar à disposição dos hóspedes. "Optamos por usar tons neutros e naturais, mas permitindo a interferência das cores vibrantes da natureza, em especial os tons de verde e azul do céu e do mar, que se transformam conforme a luminosidade do dia”, conclui Aguiar.


Escritório

Debora Aguiar3 projeto(s)

Local: MI, Estados Unidos
Início do projeto: 2012

Tipo de obra:
Hotéis
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo