> > > Casa Pavilhão Senador

Casa Pavilhão Senador

Casa Pavilhão Senador
Edificada num lote de 391 m², a Casa Pavilhão Senador é rodeada por árvores nativas do cerrado brasileiro. Quem assina o projeto é o escritório Dayala+Rafael Arquitetura Foto/Imagem:Leandro Moura (Estúdio OnzeOnze)

Sossego goiano

A primeira reunião de projeto da Casa Pavilhão Senador começou com um pedido especial do cliente: que nenhuma árvore do terreno fosse cortada. Assinada pelo escritório Dayala+Rafael Arquitetura, a morada seria construída em um lote de 391 m², tomado por Pequizeiros, Angicos, Maminha de Porca, Maria Preta e outras inúmeras árvores nativas do cerrado. Assim, não faria sentido a implantação de uma arquitetura que não preservasse a vegetação nativa do bioma goiano.

Pavilhão metálico

Inspirado no “Case Study Houses”, experimento arquitetônico americano baseado na projeção e construção de residências baratas e eficientes, o projeto da Casa Pavilhão Senador é estabelecido em um único volume de estrutura metálica independente, com 45 m² x 8,2 m², dividido em módulos que têm uso alternado entre quartos e áreas comuns. Atuando como um centro distribuidor, a sala de estar é composta por grandes aberturas envidraçadas voltadas à fachada frontal e posterior.

A concepção da casa em forma de pavilhão se deu pela harmonização dos princípios de arquitetura com as severas condições climáticas do Centro-Oeste brasileiro, extremamente quentee seco durante grande parte do ano e com chuvas intensas em alguns meses. Por este motivo, a equipe desenvolveu um projeto que favorecesse o sombreamento e a ventilação cruzada.

Para o lazer da jovem família de moradores, uma extensa piscina foi implantada, sendo uma das poucas intervenções feitas no lote intocado. Livre de cobertura de laje de concreto tradicional, a obra se resumiu a uma construção rápida, limpa e sustentável.


Escritório

Dayala+Rafael Arquitetura6 projeto(s)

Local: GO, Brasil
Início do projeto: 2018
Conclusão da obra: 2018
Área do terreno: 1405
Área construída: 391

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo