> > > Agência Premium Nova Faria Lima

Agência Premium Nova Faria Lima

Agência Premium Nova Faria Lima
Leveza, transparência e linhas orgânicas marcam o projeto da Agência Premium Nova Faria Lima Foto/Imagem:Divulgação Collaço e Monteiro Arquitetos Associado

Curvas em destaque

O objetivo principal dos profissionais do escritório Collaço e Monteiro Arquitetos Associados para a Agência Premium Nova Faria Lima foi criar um projeto diferenciado, um ícone para se destacar na movimentada região de negócios, a Avenida Faria Lima, localizada na cidade de São Paulo.

“A inspiração para esse projeto veio de diferentes temas. De barcos a vela, pétalas de flor, panos com movimento e verticalização. Sempre usando o estilo contemporâneo e levando em conta a leveza e transparência como grande impacto visual”, conta o arquiteto Roberto Collaço.

Pele de vidro

A dificuldade relatada pelos arquitetos, em construir uma fachada curva, aconteceu por falta de serigrafia aplicada em pele de vidro curvo na indústria da construção. “A solução foi buscar na indústria automotiva. Solucionamos o problema ao fixar o vidro curvo na estrutura, por meio de esquadria calandrada e silicone estrutural”, comenta o arquiteto Rafael Collaço.

Os profissionais escolheram o vidro por sua transparência, resistência, leveza e durabilidade. O design da fachada é o grande destaque, ainda mais evidenciado e visível com a iluminação noturna.

O vidro e as esquadrias foram dispostos criando um colchão de ar entre o edifício e as pétalas, para minimizar o efeito térmico. “Com as diferentes angulações o edifício parece estar em movimento”, relata Roberto.

Iluminação marcante e paisagismo

“A iluminação externa e interna é controlada por LEDs automáticos com grande variação de cores, o que a torna única. No projeto de paisagismo, a agência possui jardim na cobertura, para receber eventos; jardim vertical no nível da rua e, por fim, espelho d’água no exterior da obra. Como a estrutura está suspensa sobre esse espelho d’água escuro, dá a sensação de leveza, como se flutuasse”, explica Rafael.

100% sustentável

O projeto foi desenvolvido como Shell, um tipo de construção que funciona como uma vedação pré-fabricada em pele e fixada com inserts metálico – peças de aço projetadas para fixação de placas em revestimentos – nas lajes, deixando apenas as infraestruturas necessárias para qualquer tipo de uso.

O escritório ganhou com o projeto da Agência Premium Nova Faria Lima a certificação Leed Green Building Council (Liderança em Energia e Design Ambiental). Trata-se de um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações utilizado em 143 países. O objetivo é incentivar a transformação dos projetos, da obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade.


Escritório

Collaço e Monteiro Arquitetos Associados9 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 1.207
Área construída: 2.443

Tipo de obra:
Agências bancárias
Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo