> > > Edifício Residencial Terrazo Villa

Edifício Residencial Terrazo Villa

Edifício Residencial Terrazo Villa
O volume intercalado de varandas e o pé-direito duplo são as marcas de um edifício projetado para favorecer a contemplação da Serra do Curral, Minas Gerais Foto/Imagem:Gustavo Xavier

Voltado para a serra

A identidade do edifício de alto padrão erguido em um bairro nobre de Belo Horizonte, Minas Gerais, deve-se indiscutivelmente ao jogo intercalado de varandas, que acaba por conferir um interessante movimento ao partido. Trata-se do plano central desse prédio residencial, uma vez que o mais importante era favorecer a vista privilegiada para a cidade e, especialmente, para a Serra do Curral.

“As varandas e áreas sociais do edifício destacam-se pelo pé-direito livre e duplo, criando uma combinação interessante com o vidro, que possibilita a vista da paisagem por todos os pontos”, explica a arquiteta Cristiana Morais.

Viabilidade técnica e materiais

Com unidades que variam de 207,45 m² a 212,02 m², o Terrazo Villa possui uma distribuição bem peculiar, que engloba diferentes serviços em uma única torre. Sua infraestrutura é voltada ao conforto e à qualidade de vida e permite uma vista deslumbrante de 360° para as montanhas que norteiam a região mineira.

No entanto, a geometria que origina o programa precisou adaptar-se ao terreno íngreme, com uma construção livre de grandes aterros ou desaterros. A estrutura foi implantada respeitando essas condicionantes, de maneira que a conjuntura final se destaque-se na paisagem.

“Para conceber um edifício de caráter arquitetônico singular, tivemos de analisar o local e, posteriormente, entender os materiais que melhor se adaptariam ao estudo de viabilidade do empreendimento. Utilizamos alguns elementos que contribuíram para a valorização de sua imagem, como o granito, que marca um grande pórtico na entrada e no coroamento do prédio, o vidro, já mencionado, além da cerâmica, que recobre as demais faces”, ressalta.


Fornecedores desta obra

Escritório

C. Morais Arquitetura7 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2014
Área do terreno: 2040
Área construída: 5500

Tipo de obra:
Edifícios Residenciais
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo