> > > Casa Serena

Casa Serena

Casa Serena
No coração da Serra Gaúcha destaca-se esta casa projetada pelo escritório CK Arquitetura, cuja premissa era ter seus ambientes integrados com a natureza Foto/Imagem:Marcelo Donadussi

Um refúgio em Gramado

A Casa Serena recebeu este nome por refletir a beleza natural da cidade em que está inserido, Gramado (RS). Assinada pelo escritório CK Arquitetura, a morada contempla a natureza local, criando momentos de bem-estar e lazer aos moradores.

A ideia principal era integrá-la à abundante vegetação, uma vez que as árvores araucárias já existentes no terreno de 808 m² foram preservadas. Os arquitetos entenderam muito bem o conceito, e o resultado foi um projeto arquitetônico bem provido de áreas verdes, brisa e luz naturais.

Quando as portas de vidro são abertas, os espaços sociais se conectam à área externa de forma harmônica, trazendo a natureza para o interior dos ambientes.

Layout Fluido

Na porta de entrada da residência, contemple toda a área social. Para humanizar e criar uma atmosfera mais verde e natural nesse local, os caixilhos de vidro se abrem e integram os ambientes.

A sala de estar, que percorre um caminho livre com 11 m, abre uma lareira em pedra natural (elemento nativo da região). O espaço é ampliado quando as portas de vidro abrem e permitem o acesso ao coração do projeto: o spa privativo com teto e o fechamento lateral de vidro. “Revestido em pedra natural, o spa é um verdadeiro convite ao bem-estar e descanso que permeia toda a casa”, conta com a equipe do escritório.

Ainda no living, está uma abertura no zenital que traz luz natural e aconchego. Outro diferencial do projeto são os amplos painéis de vidro de 3 m de altura.

Uma cozinha ganhou uma ilha iluminada e um solário com aberturas de amplas e teto em vidro, para que as araucárias fiquem presentes no espaço. Além disso, o minimalismo das toneladas de cinza é o projeto. "Usamos as toneladas recomendadas para valorizar uma cozinha com novos núcleos, saindo um pouco do óbvio", explica uma equipe.

O elevador que fica no térreo leva a outros pavimentos da casa: área íntima e sala de TV privada. Uma suíte máster com papel de parede e bloqueio natural inclui lareira e uma varanda com vista para o nascer do sol.


Escritório

CK Arquitetura1 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Início do projeto: 2018
Conclusão da obra: 2019
Área do terreno: 808
Área construída: 531

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo