> > > IPq2

IPq2

IPq2
O IPq2 é um Centro de Pesquisa Avançada em Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, projetado por Avanti Architects. É o primeiro grande projeto do escritório londrino no Brasil Foto/Imagem:Divulgação Avanti Architects

Anexo psiquiátrico moderno

A sede do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP toma novas proporções com a implantação do edifício que servirá de espaço para o Centro de Pesquisa Avançada – Ipq2. O projeto pioneiro da Avanti Architects no Brasil foi comandado pela equipe de Londres que teve como premissa criar uma identidade própria para o novo anexo, sem destoar do design marcado no bloco existente.

Harmonia entre elementos estruturais

Nas fachadas do prédio o projeto explora o uso do brise-soleil para garantir o sombreamento adequado. Em conjunto, grandes painéis de fachada ventilada, revestimentos cerâmicos e painéis de alumínio coloridos criam a aparência sóbria e, simultaneamente, moderna do complexo. Já a disposição intercalada dos caixilhos glazing com os elementos estruturais entra com a proposta de maximizar a entrada de luz natural.

Essa mescla de materiais permite a harmonia necessária entre as duas edificações que dividem o mesmo espaço, mas ao mesmo tempo são independentes.

O programa

Os prédios se relacionam a partir da passarela no pavimento térreo e da conexão de pele de vidro que toma cinco dos 10 níveis da nova estrutura. Cerca de 10 mil m² são distribuídos em andares com a finalidade de atender o uso acadêmico, pesquisas e áreas de atividades de atenção à saúde – ambulatório, hospital e internação. Complementam-se os terraços, o solário para uso comum e os dois subsolos de apoio logístico e garagem.

O projeto da Avanti Architects determina o programa sem excluir as questões específicas de segurança para um edifício voltado a pacientes psiquiátricos.


Produtos utilizados nesta obra

Linha Vogue Plus

Deca

Linha Decamatic

Deca

Linha Nuova

Deca

Sistema KeraGail

Gail

Brises - Aeroscreen

Hunter Douglas

Escritório

Avanti Architects3 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Área do terreno: 1.800
Área construída: 10.000

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo