> > > AW Connect

AW Connect

AW Connect
Automatizado, da recepção às estações de trabalho, o AW Connect utiliza a tecnologia para otimizar espaços, conectar pessoas e, acima de tudo, facilitar a comunicação entre diretores, colaboradores, clientes e visitantes Foto/Imagem:Pregnolato & Kusuki Estúdio Fotográfico

O escritório do futuro

Nosso projeto retrata como é possível ao escritório atual consolidar estratégias de negócio através de espaços que estimulem a colaboração, inovação e produtividade Sérgio Athié

Menos espaço, mais conectividade. Com esta máxima, o escritório de arquitetura Athié Wohnrath projetou o AW Connect, um espaço de 600 metros quadrados otimizado, inspirado em um ambiente que permite às empresas diminuir a área ocupada em torres comerciais e, em contrapartida, aumentar a produtividade dos colaboradores. Como? “Por meio do uso intensivo de tecnologia”, responde o arquiteto Sérgio Athié. “Nosso projeto retrata como é possível ao escritório atual consolidar estratégias de negócio através de espaços que estimulem a colaboração, inovação e produtividade”, conta.

No espaço, a flexibilidade está presente desde a recepção até as estações de trabalho, passando pelas salas de reuniões. Há murais digitais, salas de telepresença e estações de trabalho flexíveis, nas quais o colaborador programa seu ramal e conecta o computador pessoal em qualquer mesa. Isso só é possível porque as mesas não são fixas. Assim que o funcionário chega, ele informa em um telão touch o tempo que ficará na empresa, e um sistema inteligente o direciona às estações livres.

A recepção otimiza tempo e espaço através do uso de quatro monitores de 60 polegadas dispostos lado a lado, com a função de um grande mural digital utilizado por funcionários e clientes. Nele é possível registrar com uma caneta stylus diversas atividades, como a reserva de uma mesa ou sala de reunião, por exemplo. "Tecnológica, a solução diminui o índice de espaço com mesas vazias – por causa de férias de funcionários, trabalho externo ou home work –, tão comum em grandes empresas", explica Sérgio Athié.

Estamos falando de uma construção sustentável, desde a concepção até a utilização eficiente, com todo o conjunto focado em pessoas, diversidade de gerações (...), porém, com a confidencialidade assegurada Sérgio Athié

Design alinhado aos negócios

O reflexo dessa ideologia está claro no equilíbrio existente entre vida social e profissional, por meio do uso da tecnologia como aliada para introduzir mais flexibilidade, eficiência e conectividade social. O ambiente de trabalho passa a ter consolidados em seu DNA a missão, visão, os valores e o fortalecimento da marca em experiências visuais marcantes. “E não é só isso. Estamos falando de uma construção sustentável, desde a concepção até a utilização eficiente, com todo o conjunto focado em pessoas, diversidade de gerações, necessidades específicas das tarefas, transparência das informações, porém com a confidencialidade assegurada”, relata Sérgio.

São soluções que oferecem todo o suporte físico e digital para as atividades da empresa moderna. No projeto arquitetônico, as cores, a arte e a comunicação visual complementam e dão a ‘cara’ ao escritório atual, que passa a ser parte das estratégias de negócios da marca. O layout bem posicionado e inteligente possibilita também a interação entre os ambientes que comportam vários usos, de acordo com a função a ser desenvolvida. Assim, da sala de reuniões é possível ver o que acontece nos demais departamentos da empresa.

Salas de conferência automatizadas

AW Connect - O escritório do futuro
A maior sala é a de multimídia, equipada com uma tela resistente sensível ao toque de 100 polegadas, com um servidor que conecta diferentes dispositivos ao telão por uma rede Wi-Fi Foto: Pregnolato & Kusuki Estúdio Fotográfico

O arquiteto Sérgio Athié explica que para cada tipo de reunião há uma sala específica e automatizada. "As individuais acolhem conferências de telepresença para, no máximo, duas pessoas de cada lado. O sistema de videoconferência facilita a troca de informações entre pessoas à distância. Para reuniões em grupo, com vários profissionais, a sala de projetos dispõe de mesas flexíveis, capazes de compor diversos layouts, que pode ser arrumada em qualquer direção". Aqui, o phone both permite realizar ligações privativas, conference calls ou videochamdas, mas sem interferir no trabalho do time.

O maior ambiente é o de multimídia, cuja maior atração é uma tela resistente sensível ao toque de 100 polegadas. Atrás da TV, um servidor conecta diferentes dispositivos ao telão por uma rede Wi-Fi. A solução leva à projeção sem fio de arquivos armazenados em um tablet, smartphone ou notebook.

Veja outros projetos automatizados: FL 4300, Espaço Itaú de Cinema, Club Royal


Produtos utilizados nesta obra

Escritório

Athié Wohnrath17 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2012
Conclusão da obra: 2012
Área do terreno: 600

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo