Logo Construmarket
Banner

Panorama Paulista Corporate

Panorama Paulista Corporate
Prédio comercial implantado na década de 70 passa por profunda adequação funcional, recebe elementos de estética contemporânea e atende conceitos sustentáveis. Imagens: Divulgação Athié Wohnrath
Panorama Paulista Corporate
Panorama Paulista Corporate
Panorama Paulista Corporate
Panorama Paulista Corporate
Panorama Paulista Corporate
Panorama Paulista Corporate
Panorama Paulista Corporate
Panorama Paulista Corporate

Retrofit sustentável

Texto: Ian Vieira

Com funcionalidade e arquitetura ultrapassadas, o edifício implantado na Avenida Paulista passa por profunda revitalização a fim de adequar instalações, estética e sustentabilidade.

Segundo a equipe da Athié | Wohnrath, responsável pelo projeto de arquitetura, “a obsolescência e inadequação do conjunto relacionavam-se aos aspectos de mobilidade vertical, infraestrutura, áreas de apoio – WC’s, copas, depósitos e áreas técnicas – e conforto ambiental como ar-condicionado, iluminação artificial e automação. Sem falar das fachadas que não asseguravam o controle de insolação adequado como temperatura e ofuscamento”.

Conceito Triple A

As premissas eram claras: entregar aos usuários espaços e equipamentos motivadores e alavancadores das atividades que nela se desenvolvem, além de aproveitar de maneira inteligente o uso dos recursos naturais. Para tanto, as disciplinas envolvidas foram organizadas em partes: empreitada, caixilhos, instalações (elétrica e hidráulica), ar-condicionado e automação, tudo com a supervisão do certificador e do comissionamento autorizado pelo LEED.

“Dentro dessas atividades vale destacar o sistema de ar-condicionado implantado com gás refrigerante de baixo impacto ambiental, e outras situações inerentes a este tipo de projeto como o aproveitamento da iluminação de alto desempenho e baixo consumo nas áreas comuns do edifício; e a utilização de dispositivos economizadores de água que nortearam o redimensionamento dos sanitários e das copas”, contam os arquitetos.

A fachada, por sua vez, recebeu vidros do tipo Low-e e painéis de Alucobond, um conjunto que contribuiu para a absorção dos raios solares, colaborando para a climatização nos interiores. Os espaços corporativos, por sua vez, são amplos e integrados com proposta de aproveitar ao máximo a iluminação natural.

“O projeto também é marcado pelo aproveitamento inteligente do átrio e jardim situados na cobertura do edifício, possibilitando espaços de convívio agradáveis e vistas do skyline da cidade – em especial da própria Avenida Paulista”, concluem os profissionais.

Escritório

  • Local: SP, Brasil
  • Início do projeto: 2012
  • Conclusão da obra: 2014
  • Área do terreno: 900 m²
  • Área construída: 8.000 m²

Ficha Técnica

Veja outros projetos relacionados