> > > Conselho Regional de Administração – SC

Conselho Regional de Administração – SC

Conselho Regional de Administração – SC
Com novas propostas de abertura, projeto do edifício partiu de dois princípios: a integração com a paisagem e a visão do ambiente externo Foto/Imagem:Divulgação Arte Urbana Arquitetos

Pura integração

O projeto da sede do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina foi idealizado pelo escritório de arquitetura Arte Urbana especialmente para um concurso nacional de projetos. A proposta partiu de dois princípios: a integração do edifício com a paisagem e a visão do ambiente externo.

De acordo com Antônio Couto Nunes, arquiteto responsável pelo projeto, o terreno possui duas frentes de rua. Além disso, a limitação da área de construção determinada pelo plano diretor era muito próxima do limite mínimo solicitado pelo edital. “Alguns elementos foram projetados com intuito de flexibilizar estas regras rígidas. Um deles é a presença de um pavimento em pilotis no meio da edificação, que separa usos restritos na parte superior da torre, dos usos públicos nos pavimentos inferiores. O pilotis configura-se como área de recreação dos funcionários, proporcionando a bela vista da paisagem circundante”, explica.

A estrutura do edifício é convencional, com concreto, alvenaria e vidro. Mas em seu corpo, foram propostos rasgos que se abrem para a paisagem. “Além da função estética, eles geram elementos surpresa para os usuários do edifício e propiciam a melhoria na condição de iluminação interna”, ressalta o arquiteto.

Materiais predominantes

Foram utilizados brises metálicos e prateleiras de luz nas fachadas, junto às esquadrias da torre. Com vidros de controle solar de baixa reflexão, o edifício é colorido em degradê que varia do verde ao azul.

Soluções sustentáveis

O pavimento em pilotis ajuda no resfriamento do empreendimento. E coletores solares são propostos para diminuir o uso da energia elétrica no aquecimento da água. Outra solução prevista é o reaproveitamento das águas pluviais para abastecer os jardins do edifício.


Escritório

Arte Urbana Arquitetos6 projeto(s)

Local: SC, Brasil
Início do projeto: 2010
Área do terreno: 1119.38
Área construída: 6413.92

Tipo de obra:
Prédios Administrativos
Tipologia:
Governamental

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo