> > > Residência LF

Residência LF

Residência LF
Preservação da mata, construção elevada e pátio interno como integração são as características principais da Residência LF Foto/Imagem:Eduardo Eckenfels

Aberturas estratégicas

Erguida sobre um amplo platô mais elevado em relação ao terreno, a Residência LF está localizada em Nova Lima, Minas Gerais. “A implantação da casa preservou árvores de grande porte e permitiu vistas privilegiadas para a mata e as serras do entorno”, conta o arquiteto Alexandre Brasil, do escritório Arquitetos Associados.

Para a realização do projeto, o escritório tomou como premissa cinco situações: a valorização do lugar, dando importância para a paisagem ao redor; a máxima preservação da topografia original; a construção da residência sob pilotis, criando um jardim e praça sob a edificação; e a configuração de um platô amplo e elevado em relação ao terreno, no qual concentram-se as áreas principais do programa, como salas de estar, jantar, cozinha, pátio, etc. Por fim, houve a criação de um pátio interno como elemento de ambientação dos dois pavimentos.

Fachada horizontal

A fachada é composta por alvenaria revestida, vigas aparentes e esquadrias em vidro temperado. O muro revestido de pedra delimita a entrada de veículos em um nível mais baixo do platô da casa. “A partir das linhas das duas janelas horizontais, pude destacar o nível mais alto sob a laje de cobertura e, embaixo, próximo à laje de piso, levar luz para o interior da casa”, relata.

Solução de layout

Para agregar ao projeto as questões funcionais, econômicas e sustentáveis, o escritório criou um pátio interno elevado com piso em deck de madeira sem laje embaixo e cobertura translúcida retrátil, que possibilita múltiplos usos para esse espaço. A solução permanece aberta nos dias ensolarados e fechada nos dias chuvosos e frios. “Esse espaço ora é utilizado como garagem, ora como praça de lazer para as crianças e festas eventuais”, comenta Alexandre.

Escritório

Arquitetos Associados18 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2007
Conclusão da obra: 2008
Área do terreno: 1.100

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo