> > > Edifício JBG Building

Edifício JBG Building

Edifício JBG Building
O painel de canjiquinha São Tomé demarca a fachada. A entrada e a saída de veículos tiveram de ser previstas de acordo com as atividades do local. Um edifício de uso misto precisa ter total sinergia com seu entorno Foto/Imagem:Divulgação

Bom para todos

Não é apenas por seu arrojado ar contemporâneo que o edifício criado pelo escritório Arqdonini se destaca. Para os arquitetos responsáveis, Marco Donini e Francisco Zelesnikar, o principal atributo da torre recai em suas qualidades de eficiência na categoria de uso misto.

“Hoje muito se discute sobre novos caminhos de urbanismo para São Paulo e um dos itens constantes nessas conversas é justamente a interação de usos nas edificações, como forma de democratizar acessos, ampliar passeios e, principalmente, integrar pessoas. Esse prédio alia tudo isso, se tornando referência de seu entorno”, diz Donini.

Uso misto

O edifício de uso misto reúne comércio, serviços e consultórios, equilibrando atividades com a dinâmica urbana. Conciliar o fluxo de atividades, automóveis e pedestres em situações como essas, porém, nunca é fácil. “Para isso, o posicionamento de pilares teve que ser minuciosamente estudado junto ao calculista, para coincidir com o melhor aproveitamento das vagas e, principalmente, não desarranjar cada layout específico dos diferentes andares”, explica Zelesnikar.

O estudo também foi feito para evitar transições de pilares custosas e inconvenientes. O terreno favorável e a fundação simples, feita a partir de tubulões e estaqueamento, facilitaram a operação.

Fachada funcional

O visual moderno esconde também a funcionalidade, segundo os sócios do Arqdonini: “Criamos como identidade do edifício um sistema formado por balanços de abas, que funcionam como beirais de sombreamento de cada andar, aliados a brises em alumínio, que também escondem os aparelhos de ar-condicionado”, contam.

A proposta possibilitou a adoção de panos mais generosos de vidro, assegurando luz natural para todos os ambientes de cada conjunto. Assim, as abas ajudam a resolver questões climáticas, aliando conforto à economia de energia.


Escritório

Arqdonini Arquitetos Associados17 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 1998
Conclusão da obra: 2001
Área do terreno: 1.000
Área construída: 6.630

Tipo de obra:
Uso Misto
Tipologia:
Uso Misto

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo