> > > Casa Mantiqueira - Belo Horizonte

Casa Mantiqueira - Belo Horizonte

Casa Mantiqueira - Belo Horizonte
Localizada em uma área rural de difícil acesso, a economia de recursos foi o ponto de partida do projeto. Muitos elementos como janelas, portas, assoalho, sistemas de abastecimento e aquecimento de água tiveram que ser executados no local Foto/Imagem:Divulgação Arqdonini

Anexo contemporâneo

O programa do projeto manteve a antiga casa de fazenda em primeiro plano e criou um módulo extra com desenho contemporâneo – estilo eleito para não competir visualmente com a construção original e não interferir agressivamente sobre a paisagem. Assim, a história da edificação foi preservada, mas a casa adaptou-se às exigências de sua função: ser um recanto para os finais de semana.

Essa proposta orientou todo o projeto, até mesmo em seu dimensionamento. “Não poderia haver qualquer exagero nas proporções que colocasse em risco o bucolismo da área, e menos ainda um acréscimo desproporcional de metragem”, contam os arquitetos do Arqdonini. Além disso, todas as aberturas e janelas da casa antiga foram mantidas no mesmo lugar, apesar dos ambientes internos terem sido realocados.

Estrutura renovada

A construção antiga era executada em alvenaria de tijolos sobre sapata corrida de pedra. A estrutura foi mantida, porém, a alvenaria, antes quase exposta, teve de receber revestimento de cimento e areia para ganhar solidez, já que os tijolos antigos foram assentados com barro. “Sobre as paredes externas executamos um cintamento em concreto armado, amarrando e fortalecendo melhor o conjunto para apoiar o novo telhado”, explicam os profissionais.

A parte nova foi estruturada sobre brocas de concreto armado e baldrame corrido, mesmo no trecho onde existe a parede de blocos de pedra – contraponto fundamental à parte envidraçada. No projeto original também não havia colunas, somente alvenaria, por isso, na parte nova da edificação houve necessidade de se armar esses suportes, especialmente, na área de convívio, que ficaram soltos em relação à construção, e assim tornaram-se elementos arquitetônicos marcantes.


Escritório

Arqdonini Arquitetos Associados17 projeto(s)

Local: MG, Brasil
Início do projeto: 2002
Conclusão da obra: 2003
Área construída: 140

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

APROFUNDAMENTO TÉCNICO

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo