> > > Kimberly-Clark

Kimberly-Clark

Kimberly-Clark
Inserido em um espaço mais moderno, o escritório da Kimberly-Clark conseguiu maior integração entre os funcionários, melhor desempenho e transparência Foto/Imagem:Julio Menezes

Novo prédio, nova dinâmica

Contratado inicialmente para fazer uma ampla reforma no prédio da empresa Kimberly-Clark, em São Paulo, o escritório Andrade Azevedo Arquitetura constatou, após estudos, que uma mudança para um prédio mais moderno traria resultados mais satisfatórios.

Assim, com a alta taxa de vacância nos imóveis da região da Berrini, os arquitetos, junto com os clientes, procuraram por um novo prédio, que tivesse condições mais atrativas para o dia a dia da empresa.

"No prédio anterior, existia uma grande área de armazenamento, mas faltavam salas de reunião. Ou seja, aquele espaço não mais atendia às necessidades da Kimberly-Clark. Então, a saída foi buscar um novo espaço, que nos permitisse criar um novo conceito de ocupação, mais otimizado", conta a arquiteta Claudia Andrade.

Segundo ela, o escritório realizou o dimensionamento das necessidades da empresa, que é um dos aspectos-chave para o sucesso de um novo conceito. "Precisamos garantir que o colaborador vai chegar à empresa e vai ter a solicitação de trabalho disponível. O sentimento de grupo é muito forte quando o ambiente de trabalho é bem solucionado”, completa Andrade.

Layout do novo espaço

Os arquitetos criaram ambientes diversificados e com estações de trabalho amplas, previstas para integrar as equipes. Contudo, também foram concebidas salas pequenas, que podem oferecer maior privacidade quando a situação exigir.

“Desenvolvemos um layout compondo as estações trabalho e as áreas de reuniões informais. Fizemos tudo na própria planta, para que o cliente pudesse perceber as mudanças que seriam feitas no espaço”, explica o arquiteto Marcos Azevedo.

Além disso, a Kimberly-Clark tem salas de atendimento, café e uma área destinada ao visitante. Trata-se de um espaço multiuso, com diferentes possibilidades de configurações, que pode receber desde uma confraternização entre os colaboradores até eventos de maior porte.

Com o novo conceito espacial, os funcionários podem escolher em qual ambiente trabalhar. Há locais formais e informais. “Um ambiente tem de ser flexível o suficiente pra atender todas as dinâmicas, e a Kimberly-Clark foi projetada para dar suporte às mais distintas situações que podem surgir durante a jornada de trabalho”, complementa Azevedo.

Espaço de trabalho

O projeto contempla cerca de 420 estações de trabalho que são compartilhadas por 600 funcionários. O novo espaço tem cerca de 1.000 m² a menos de área, porém tem mais espaço para o funcionário trabalhar. “São benefícios para o colaborador. Ao mesmo tempo em que reduzimos a área das estações de trabalho, também aumentamos as possibilidades de locais para se trabalhar”, conta Andrade.

Design de interiores

A pintura aplicada em nos espaços internos trouxe um clima alegre e descontraído para a Kimberly-Clark. O vidro conferiu transparência aos espaços, enquanto a madeira ajudou a "aquecer" o ambiente, transmitindo sensação de conforto. “O projeto foge do convencional e cria um ambiente que pode ser analisado tridimensionalmente”, comenta Andrade.

Detalhes finais

A Kimberly-Clark foi pensada nos mínimos detalhes, para torna-se prática, funcional, organizada e integrada. Segundo Andrade, desde o momento em que se entra na empresa é possível captar o seu grande propósito, que é integrar e motivar as pessoas.

“Mudar de ambiente fez com que chegássemos ao resultado final com sucesso. O equilíbrio entre as áreas, a transparência das salas de reunião, a integração entre as equipes e a comunicação visual são características que tiveram papel fundamental na concepção da empresa”, finaliza Azevedo.

Fornecedores desta obra

Piso vinílico

Tarkett

Escritório

Andrade Azevedo Arquitetura6 projeto(s)

Local: SP,Brasil
Início do projeto: 2015
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 3.704

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo