> > > Txai Terravista Trancoso

Txai Terravista Trancoso

Txai Terravista Trancoso
Hotel de luxo em Trancoso, na Bahia, resgata materiais rústicos e naturais e integra os hóspedes à natureza preservada Foto/Imagem:Divulgação

Luxo rústico

Com ambientes exclusivos projetados a partir da máxima valorização da natureza e do mínimo impacto ambiental, o novo hotel Txai Terravista de Trancoso, na Bahia, oferece um dos melhores campos de golfe da América do Sul, área de convenções, SPA, restaurante, piscina, espelho d’água, bar, lounge e muitos outros serviços que proporcionam exclusividade e sofisticação aos hóspedes.

De acordo com Patrícia Anastassiadis, responsável pelo projeto e titular do escritório Anastassiadis Arquitetos, a hospedagem é oferecida com conforto em bangalôs, villas e unidades de apartamentos com terraço – todos cercados e integrados ao entorno. “A fluidez é o ponto forte da arquitetura. A interligação dos espaços consegue manter a total independência dos leitos, permite a inserção dos hóspedes e a conexão com as áreas de convívio’’, explica.

Premissa no projeto, a preservação do ambiente foi alcançada também por meio da escolha dos materiais. Patrícia ressalta o contato com a natureza que o hotel proporciona. ‘’Os hóspedes se deparam com a bela paisagem logo na entrada. Ao finalizar o percurso, eles são transportados para ambientes com arquitetura rica em elementos com referências locais, privilegiando o bonito visual praiano’’, destaca.

O centro do hotel tem a forma quadrada e alude ao Quadrado de Trancoso – uma ampla praça localizada no centro do vilarejo, rodeada por casinhas simples e coloridas e por uma igreja ao fundo. “Ali temos as referências da igrejinha e do que acontece em volta. Transportamos tudo a um espelho d’água e criamos o empreendimento a partir dessa história. Do lado direito temos as vilas e os três bangalôs. O centro permanece livre’’, completa a arquiteta.

Regionalismo na decoração e preservação ambiental

De acordo com Patrícia, a obra desenvolvida vai além de um simples projeto arquitetônico, pois também pode ser considerada um trabalho social. “Ao utilizar materiais rústicos e marcenaria local no interior, o resultado foi muito interessante, pois gerou orgulho para as pessoas envolvidas’’, destaca a arquiteta.

Patricia Anastassiadis aplicou tonalidades terrosas nas paredes e superfícies, além de muita madeira local no mobiliário e nos detalhes da decoração. “Utilizamos pedras, talas de dendê e telhados de taubilha para marcar a essência rústica. Além disso, a iluminação com luzes baixas permite aos hóspedes tirar partido do que a natureza oferece: a exuberante vista do céu estrelado da região.

Venezianas fazem parte das edificações para permitir a entrada de ventilação natural constante e o clima agradável. Todo hotel conta com sistema de reúso de água.

 


Escritório

Anastassiadis Arquitetos12 projeto(s)

Local: BA, Brasil

Tipo de obra:
Hotéis
Tipologia:
Lazer e Turismo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo