Quando os executivos da agência internacional de publicidade Mullen Lowe convidaram o escritório Galeria Arquitetos para reformar a sede da marca no Brasil, fizeram um pedido muito especial: que o novo projeto de interiores fosse não apenas contemporâneo e funcional, mas que fizesse um bom uso do espaço disponível.
Um outro desafio do projeto foi aproximar a linguagem das outras filiais espalhadas pelo mundo com a brasileira. “O branco, presente nos outros escritórios, veio com textura através do policarbonato. Já o concreto foi trazido para dar a personalidade de um projeto concebido em São Paulo”, explicam as arquitetas Liliane Nambu e Fernanda Neiva, responsáveis pela transformação do espaço.
O projeto precisava ser financeiramente econômico, esteticamente moderno e espacialmente funcional. Após a reforma, a sede também ganhou destaque pela simplicidade das linhas retas e elegância na composição dos materiais e cores.
O antigo projeto da Mullen Lowe ocupava dois andares completos, porém, o novo deveria abrigar apenas metade de um andar. O grande desafio foi acomodar com conforto toda a equipe, dando aos colaborares a impressão de upgrade.
A recepção foi concebida para funcionar não apenas como local de espera, mas também como um espaço de entretenimento. O seu layout conta com uma mesa de sinuca, um grande guarda volumes para os funcionários e um bar coletivo. Para resolver questões espaciais, foi recolocada uma escada metálica, pela estética e praticidade necessária para a reforma.
Segundo as arquitetas, também foi necessário repensar na locação das estações de trabalho – toda a equipe ficou no andar superior, que continuou inteiro, e a recepção e as salas de reunião ficaram dispostas no andar inferior, que sofreu a maior intervenção.
Todo o mobiliário foi desenhado pelo escritório de arquitetura especialmente para a agência. As mesas de trabalho precisavam ser bonitas e funcionais. Já a recepção precisava ser moderna, com destaque especial para a bancada em concreto que foi inspirada na linguagem da arquitetura moderna paulista. “Usamos o policarbonato para criar um grande volume na recepção, por onde se chega na Mullen Lowe. O concreto foi trazido para vestir o vão da escada, as paredes das salas de reunião e recepção e a mesa”, mencionam as arquitetas.
Para as salas de reunião, foram utilizados vidros entre as salas e instaladas cortinas, que podem ser abertas dependendo do desejo de integração visual ou não.
Veja mais projetos de agências de publicidade na Galeria da Arquitetura:
Agência LVL, por MM18 Arquitetura
AKQA, por Estúdio Penha
Paranoid, por Sub Estúdio
Escritório
Termos mais buscados