> > > Serramar Parque Shopping

Serramar Parque Shopping

Serramar Parque Shopping
Localizado na praia de Caraguatatuba, São Paulo, o shopping Serramar privilegia a construção horizontal com ambientes abertos para a natureza e utiliza bambu em profusão Foto/Imagem:Daniel Ducci

Voltado para o mar

Em vez de uma construção vertical, fechada, com ar-condicionado central e lojas abertas para corredores, o Shopping Parque Serramar oferece um espaço aberto e integrado à natureza. O novo conceito é alinhado à localização do empreendimento: a praia de Caraguatatuba, no litoral Norte de São Paulo, na rodovia que liga a cidade à vizinha São Sebastião.

A 600 metros do mar, o complexo horizontal tem, aproximadamente, 20,3 mil m² de área bruta locável (ABL), 100 lojas – entre âncoras, megalojas e lojas satélites (comércios menores) –, além de hipermercado, praça de alimentação, quatro salas de cinema e mil vagas para estacionamento.

Brises

O projeto é do escritório Aflalo & Gasperini Arquitetos, que investiu no emprego de um material singular para um grande centro de lazer e compras: o bambu. “Nos corredores, usamos brises de bambu com 4,35 m de profundidade e 2,5 cm de diâmetro sobre uma aba de concreto para sombrear e proteger as áreas de circulação”, declara Roberto Aflalo.

De cor amendoada, o bambu, permite a retenção de calor, tornando o espaço mais confortável, despojado e aconchegante, dialogando com a atmosfera praiana.

A praça de alimentação, por sua vez, é posicionada de frente para o rio, tendo à sua frente um deque de madeira que faz as vezes de um mirante para contemplar a visão da serra.


Fornecedores desta obra

Escritório

Aflalo / Gasperini Arquitetos33 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2009
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 119.785
Área construída: 30.303

Tipologia:
Comercial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow Desenhos e plantas
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo