> > > Atrium Offices Jardins

Atrium Offices Jardins

Atrium Offices Jardins
Projetado pelo escritório aflalo / gasperini arquitetos, o edifício Atrium Office Jardins possui design atemporal e fachadas minimalistas Foto/Imagem:Ana Mello

Construção contemporânea e racional

Famoso por projetar edifícios que se tornaram marcos nas cidades em que foram construídos, o escritório aflalo/gasperini arquitetos concluiu um novo projeto arquitetônico em 2015, o Atrium Offices Jardins. Localizado no bairro de Pinheiros, em São Paulo, o empreendimento possui arquitetura contemporânea e atemporal.

"O edifício tem identidade bem marcada e foi pensado com muita racionalidade para se encaixar no orçamento do cliente”, conta o arquiteto Luis Felipe Aflalo Herman, um dos sócios fundadores do escritório.

Soluções marcantes

A maior dificuldade enfrentada pelos arquitetos foi em relação ao grande desnível entre as ruas que dão acesso ao projeto. A solução foi criar um percurso acolhedor, agradável e convidativo entre esses dois níveis.

“O conjunto possui vários elementos de relevância, mas eu destacaria o minimalismo da fachada e a permeabilidade urbana, que permite fruição pública por dentro do espaço privado”, comenta Herman. Entre os materiais da fachada estão vidro e Fulget, que melhor se adequaram às necessidades do cliente.

Iluminação marcante

O projeto de iluminação do Atrium Office Jardins, assinado pela empresa Franco Associados Lighting Design, buscou dar unidade ao conjunto arquitetônico, destacando-o na paisagem noturna e, ao mesmo tempo, oferecendo conforto aos usuários.

Nas fachadas, explorou-se a horizontalidade dos terraços, todos iluminados através de rasgos com iluminação indireta por meio de fitas de LED que os percorrem de ponta a ponta, criando um desenho delicado de linhas horizontais contra o céu.

Na área do jardim, que faz a ligação entre os dois acessos do edifício, foram valorizadas as paredes verdes, através de projetores lineares, também em LED. “No hall de entrada, a iluminação fica por conta das sancas que reforçam o movimento da madeira lambri que parte do forro e alcança a parede, convidando o visitante a entrar”, conta Gilberto Franco, da Franco Associados Lighting Design.

Ambientes funcionais

Atrium Offices Jardins - Construção contemporânea e racional
Com poucos materiais, funcionalidade e cores sóbrias, o projeto de interiores seguiu a identidade do edifício Foto: Ana Mello

Na opinião do arquiteto, dois ambientes acabaram se destacando no projeto do Atrium Office Jardins. Um deles foi o átrio localizado nos primeiros pavimentos, formado pela eliminação de uma das salas de cada andar e a inserção de terraços em pavimentos alternados.

O outro foi o térreo aberto com uma passagem pública ligando as ruas Arthur de Azevedo e Cristiano Viana, por dentro do empreendimento privado, num percurso que conta com uma agradável praça interna, paisagismo, espelhos d’água, onde, futuramente, será instalado também, um café.

O hall de entrada, por sua vez, seguiu a identidade do edifício, com poucos materiais, funcionalidade e cores sóbrias

“Exploramos uma linguagem mais minimalista com marcações horizontais, como nos terraços”, finaliza o arquiteto.


Escritório

Aflalo / Gasperini Arquitetos33 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Conclusão da obra: 2015
Área do terreno: 2.827
Área construída: 13.907

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo