> > > Escritório TARSO Negócios Imobiliários

Escritório TARSO Negócios Imobiliários

Escritório TARSO Negócios Imobiliários
A rusticidade dos materiais empregados no projeto arquitetônico, como concreto e cimento aparente, se desvenda através da fachada de vidro Foto/Imagem:Edgar César

Solidez corporativa

Convidados a remodelar o Escritório TARSO Negócios Imobiliários, localizado em Brasília (DF), os arquitetos do 1:1 arquitetura:design se colocaram a pensar em soluções que trouxessem sobriedade ao ambiente de 64m². A escada em aço corten, posicionada já a partir da fachada de vidro, não só contribuiu para isso como se tornou um dos destaques do projeto arquitetônico.

“A face frontal envidraçada e a grande escada posicionada na entrada da edificação sobressaem-se à primeira vista”, conta o arquiteto Eduardo Sáinz. Para ele, o protagonismo de um rudimento normalmente delegado aos bastidores traz, em primeira mão, a valorização de itens dramáticos no projeto.

O cubo de concreto

Com tonalidade mais clara que a usual, o concreto sustentou as demais diretrizes do projeto, além de imbuir o máximo de amplitude. “Nós evitamos adotar a usual cor branca como primeira solução, porque gostamos de priorizar experiências distintas aos usuários”, esclarece Sáinz. Ele salienta, ainda, a importante escolha pelo pé-direito duplo na recepção. Esse método trouxe sensação de amplitude, mas, sobretudo, foi imprescindível para oferecer espaço à personagem principal – a escada.

Interior estrategicamente formulado

O escritório possui um layout aberto nos dois andares, centralizando as estações de trabalho no térreo; no andar superior está a sala de reunião, para garantir privacidade aos clientes. Devido à baixa metragem do projeto, todos os móveis foram encaixados de forma precisa. “Não há espaço que não seja ocupado por alguma função”, enfatiza Eduardo Sáinz.

O projeto arquitetônico possui estrutura mista, metálica e de concreto Foto: Edgard César

Duas poltronas desenhadas por Sérgio Rodrigues e uma luminária explicitamente industrial recebem os visitantes do escritório. Segundo Sáinz, a riqueza de materiais presentes em peças de design brasileiras é essencial para balancear a austeridade do concreto, que encobre o ambiente.

Confira outros projetos do escritório 1:1 arquitetura:design, em que o aço corten foi utilizado:

CONIF
Unexpected Welcome
Park Design


Escritório

1:1 arquitetura:design15 projeto(s)

Local: DF, Brasil
Início do projeto: 2014
Conclusão da obra: 2015
Área construída: 64

Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo