> > > Forjasul Indústria Metalúrgica

Forjasul Indústria Metalúrgica

Forjasul Indústria Metalúrgica
Pavilhão de 900 m² transcende de uma nave central aberta propositalmente a fim de aproveitar a espacialidade do pé-direito elevado Foto/Imagem:Divulgação: 0E1 Arquitetos

Reforma Inteligente

Texto: Ian Vieira

O desafio da 0E1 Arquitetos era readaptar os espaços de trabalho do prédio administrativo da Metalúrgica Forjasul, originalmente projetada por Irineu Breitman em 1978.

A edificação original, de 900 m², era marcada por pé-direito elevado e duas laterais, mais baixas. Com a readequação, o pavilhão de 900 m² transcende de uma nave central aberta propositalmente a fim de aproveitar a espacialidade do pé-direito.

Já nas laterais foram criados espaços de trabalho para pequenos grupos, como salas de reunião próximas ao jardim. As áreas confinadas, por sua vez, foram aproveitadas para arquivos e sanitários.

A área central do pavilhão foi destinada a grandes equipes de trabalho, um estabelecimento de livre acesso que contribui para melhor integração de informações entre os colaboradores. As salas de reuniões internas ficaram ao final deste espaço, deixando o ambiente de escritório livre de qualquer interferência.

Estratégias

O projeto apostou em grandes panos de vidro para obter a transparência externa e interna dos ambientes. Um artifício que, além de integrar todos os departamentos do edifício, reduz os gastos com iluminação artificial.

Já o projeto luminotécnico trabalhou com padrões de luz que deram a sensação de ampliação dos espaços.


Escritório

0e1 Arquitetos7 projeto(s)

Local: RS, Brasil
Área do terreno: 900
Área construída: 900

Tipo de obra:
Indústrias
Tipologia:
Industrial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo