> > > Escritório Neumann Advogados Associados

Escritório Neumann Advogados Associados

Escritório Neumann Advogados Associados
Casa do início do século XX dá lugar a escritório contemporâneo sem alterar o volume arquitetônico original Foto/Imagem:Ucha Aratangy

Renovação funcional

Aquela casa no coração dos Jardins construída no início do século XX ainda existe. Pelo menos em seu volume arquitetônico distribuído em dois pavimentos acompanhado pelos tons amadeirados e vegetação no entorno da residência. A PA3 Arquitetura partiu deste conceito para transformar a antiga casa num escritório moderno sem alterar sua estrutura original. Agora, quase 100 anos depois, a edificação dá lugar à sede da Neumann Advogados Associados.

“A edificação não tinha como ser totalmente descaracterizada. A começar pela fachada, passando pelos vários ambientes internos que deveriam se readequar a espaços de trabalho com hierarquias bem definidas”, diz Nora de Queiroz, arquiteta responsável pelo projeto.

Madeira em profusão

“Sobre a fachada escolhemos uma estrutura em painel laminado com o acabamento da madeira, apenas envolvendo a estrutura original. Este volume criado junto com a paginação das placas proporcionou um alinhamento que uniu o existente e o novo sem grandes reformas, dando um ar imponente que valorizou a entrada do escritório”, explica Nora.

O piso da sala de espera e recepção, marcado por um tacão de madeira, foi restaurado na marcenaria com peças sob medida que levam a paginação daquela época. Para dialogar com a proposta foi escolhido um mobiliário com visual rústico.

Ambientes leves com materiais na medida certa

“Utilizamos pisos de PVC vinílico na copa que se misturaram com outros materiais, evitando que os espaços ficassem muito carregados. Na área externa mantivemos a vegetação e valorizamos com iluminação alguns ambientes que se abriram para os jardins, complementando o conforto visual”, conclui a arquiteta.


Escritório

PA3 Arquitetura3 projeto(s)

Local: SP, Brasil
Início do projeto: 2011
Conclusão da obra: 2011
Área do terreno: 2000
Área construída: 700

Tipo de obra:
Escritórios
Tipologia:
Corporativo

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Slideshow Desenhos e plantas

Ficha Técnica

Exibir mais itens
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo