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Concreto

O concreto – mistura de cimento, areia e água – é um material extremamente versátil, utilizado tanto em estruturas quanto no tratamento de fachadas de edifícios. Pode receber acabamento ou ser aparente. Este último dá a colunas, paredes, forros, lajes e pisos uma aparência rústica, mas que também pode ser sofisticada, valorizando o imóvel.

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SP, SÃO PAULO, Brasil

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Superlimão

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SP, CESÁRIO LANGE, Brasil

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/ Renata Barbugli Arquitetura

Esse material, tão essencial em construções, pode ser usado tanto em áreas internas quanto externas de obras comerciais ou residenciais, pontes ou viadutos, estações de metrô, estacionamentos e garagens. Contudo, não é recomendado para áreas molhadas, como cozinhas e banheiros, ou com presença de substâncias gordurosas, como frigoríficos.

A seleção de insumos para preparação do concreto aparente é mais criteriosa do que a do convencional: todos devem ser do mesmo lote. Além disso, os agregados miúdos precisam ser separados de acordo com a cor e granulometria, e o teor de argamassa deve ser mais elevado do que o do concreto tradicional, de modo a minimizar eventuais correções por problemas na execução, o que comprometeria a estética da obra. Para garantir a uniformidade da cor, os finos e a quantidade de água precisam ser bem especificados, e o cimento, o mais puro possível.

Para um bom resultado, o concreto aparente precisa ser previsto no projeto estrutural/arquitetônico, e a mão de obra especializada deve ser contratada para a execução. Deve-se atentar, ainda, para o uso de fôrmas adequadas e de armaduras protegidas com nata de cimento ou galvanizadas, a fim de evitar manchas provocadas por corrosão, difíceis de serem removidas. Para o acabamento, pode-se aplicar proteção superficial epóxi, de poliuretano ou acrílica.

Concreto armado

Para construção de estruturas na construção civil, a opção mais utilizada no mundo é o concreto armado. Ele pode ser empregado em edificações, pontes, viadutos, estações de tratamento de água, usinas hidrelétricas etc. Suas principais características são a durabilidade; a resistência à compressão, ao fogo, a intempéries, ao choque e a vibrações; e a impermeabilidade. A armadura, que protege o aço da corrosão, pode ser pré-montada ou protendida. A protensão é o prévio estiramento do aço. Assim, quando começam as tensões, a armadura já está ativa e já comprimiu o concreto ao seu redor. No entanto, a viabilidade dessa opção precisa ser avaliada caso a caso. Para pontes com vão maior do que 20 m, o concreto protendido é vantajoso. Já para estruturas menores, não, pois seu custo é elevado devido ao preço mais alto do aço utilizado.

Já o concreto armado não protendido é uma solução econômica, pois sua matéria-prima é barata, e a sua execução, rápida. Além disso, não necessita de mão de obra especializada, pois é preparado com equipamentos simples. O transporte, o adensamento e a vibração também são fáceis. Os pontos negativos são o peso elevado, o índice de isolamento termoacústico e o fato de a demolição e a reforma, se necessárias, serem caras e trabalhosas.

Pré-fabricados

Pré-fabricados de concreto – cujos elementos estruturais ou parte da estrutura são moldados fora da obra, na fábrica – estão em alta, principalmente na construção de galpões industriais e edifícios varejistas. Em edifícios altos, ele é vantajoso, pois pode ser executado rapidamente. A economia de tempo compensa o valor, que pode ser mais elevado do que o do sistema convencional, em alguns casos. As peças são leves, o que facilita o transporte.

A especificação dos pré-fabricados deve estar de acordo com o projeto estrutural e com a norma técnica NBR nº 9062/2006 – Projeto e Execução de Concreto Pré-moldado, da ABNT. Já as lajes alveolares pré-fabricadas ou protendidas de concreto seguem a Norma NBR nº14861/2011 da ABNT. No concreto que compõe os pré-fabricados, a dosagem dos insumos é mais precisa, e, após serem moldados, a cura dos elementos estruturais é feita com temperatura controlada, diferentemente do concreto moldado no canteiro de obra, que passa por processo de cura normal.

As fachadas pré-fabricadas de concreto também são uma tendência atual. Os custos com manutenção são reduzidos e a montagem é rápida. A dimensão das peças depende do que for especificado no projeto. Em geral, porém, as peças maciças medem 10 cm, enquanto as preenchidas com isopor e as vazadas, entre 12 e 20 cm. A maioria das peças é aparafusada, mas também há as que podem ser soldadas. O mais importante, no entanto, é proteger a ligação, para que o metal não sofra corrosão.

O acabamento pode ser realizado na obra, mas o melhor é que seja feito na fábrica, para que não se percam as vantagens da pré-fabricação. Há muitas opções, como o concreto lavado com retardador de pega; o concreto jateado com jatos de areia e água ou esferas de vidro; o concreto aveludado por lavagem com ácido; e o revestimento com granitos, mármores, materiais cerâmicos ou tijolos aparentes.

Saiba mais sobre fachadas pré-fabricadas de concreto

Conheça algumas patologias do concreto e os tratamentos ideais

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