Com a Declaração Ambiental de Produto, é possível constatar todo o ciclo de vida de Bayferrox® (Foto: Divulgação/Lanxess) O segmento da construção civil tem adotado cada vez mais práticas sustentáveis, desde a fabricação do produto até a instalação. Esse fato certamente explica a busca crescente no mercado por materiais ecologicamente corretos – e que tenham, de preferência, certificações ambientais.
Com objetivo de reforçar a importância da sustentabilidade, existe a Declaração Ambiental de Produto (EPD), que descreve – justamente – os impactos ambientais dos materiais de construção e dos seus componentes. Esses dados são importantíssimos para obras que estão em busca de um selo verde.
Vale ressaltar ainda que para adquirir a Declaração Ambiental de Produto (EPD), os produtos – e todos os seus componentes – obrigatoriamente precisam ser submetidos a vários testes que possam comprovar o ciclo de vida e, consequentemente, o impacto no meio ambiente.
Por que utilizar produtos com Declaração Ambiental de Produto?
Com o EPD é possível comparar diferentes produtos e optar por aquele que possui menor impacto ambiental e maior qualidade, aumentando a sustentabilidade da obra. Além disso, com informações mais transparentes, é possível entender melhor as propriedades técnicas do material escolhido, diminuindo as chances de algum problema futuro na obra.
Quem possui a Declaração Ambiental de Produto?
Vários materiais possuem a Declaração Ambiental de Produto, tais como: carpetes, lâmpadas, motores, móveis, entre outros. Porém, um nicho que ainda não possuía o termo era o de pigmentos de óxido de ferro. Porém, isso mudou com a Lanxess – pioneira nesse mercado a oferecer essas declarações.
Saiba mais!
Legenda: Bayferrox® é o primeiro pigmento de óxido de ferro a ter o EPD (Foto: Divulgação: Lanxess) Pigmento Bayferrox®
Bayferrox® é um pigmento inorgânico, que se destaca por muitas vantagens, tais como: alta qualidade, grande resistência, ótima relação custo-benefício e, claro, sustentabilidade. Além disso, possui várias nuances (amarelo, vermelho, marrom, preto e verde) para colorir os artefatos de concreto.
Clique aqui para saber mais sobre o pigmento Bayferrox®
Ciclo de vida do produto
O Bayferrox® da empresa Lanxess é, portanto, o primeiro pigmento de óxido de ferro do setor a obter o EPD. Dessa forma, todo o ciclo de vida (do início ao fim) do material está previsto de forma clara no documento.
Como já citado, o produto passou por diferentes testes que estão de acordo com os padrões internacionais do Institut für Bauen und Umwelt e.V (IBU), que por sua vez utiliza os padrões internacionais DIN, além de especialistas independentes. As informações são baseadas nas normas internacionais ISO 14025 e EN 15804.
“Divulgar nossas declarações EPDs é uma marca do nosso compromisso em estabelecer os mais altos padrões de sustentabilidade na indústria de pigmentos”, comenta o profissional Michael Ertl, que atua como Head Global da unidade de negócios de pigmentos inorgânicos da Lanxess.