Redação Galeria da Arquitetura
Blind-Fix é um sistema de fixação para painéis de fachadas que não deixa parafusos, rebites ou suportes aparentes (Fotos: Divulgação/Borgh) A Borgh fornece uma solução de alto desempenho para fachadas de edifícios. Opção top de linha que traz maior liberdade construtiva aos projetos. Tudo isso sem abrir mão da qualidade, rapidez e segurança na execução. Trata-se do Blind-Fix, um sistema de fixação totalmente oculto para painéis de fachadas.
Lançar mão desse recurso na obra significa inovar, deixar definitivamente para trás métodos ultrapassados que deixam aparentes as fixações com parafusos, rebites ou suportes. Não à toa, Blind-Fix é considerado uma verdadeira arte na técnica de fixação.
Por que usar Blind-Fix
Em primeiro lugar, porque é um sistema totalmente reconhecido pelos mais exigentes mercados internacionais. Homologado pelo DIBT – Instituto Alemão de Tecnologia e com aprovação técnica europeia (ETA). Só isso já garante total credibilidade – além de carregar a marca Borgh, mundialmente consolidada no segmento.
Mas queremos ir além e explicar por que Blind-Fix amplia as possibilidades de aplicações das construções.
O sistema de fixação oculto é realmente discreto e verdadeiramente rápido (o tempo de perfuração em cerâmica é de, apenas, 10 segundos). Atende com excelência às fachadas de todos os tipos, inclusive aquelas concebidas com pedra natural ou, até mesmo, vidro. E mais: é perfeito para painéis a partir de 6 mm de espessura.
Como é a fixação do Blind-Fix?
Basicamente, executa-se um furo cilíndrico. Na extremidade inferior do furo coloca-se um alojamento com perfil angular que recebe um inserto metálico – tal peça fica responsável por ancorar a fachada na estrutura de sustentação.
Mas como é feito esse furo?
Existem diferentes tipos de ferramentas, inclusive automatizadas, que garantem o sucesso do serviço. A começar por uma furadeira portátil, compacta e leve, que viabiliza a montagem no próprio painel da fachada – e em qualquer posição. Vale ressaltar que, nesse caso, a fixação é à vácuo. Já com o uso de broca diamantada, pode-se utilizar o método de refrigeração a água.
Outra opção é usar a furadeira montada sobre uma mesa de roletes multidirecional, com o uso de um painel tensor pneumático (1.500 mm x 600 mm) + broca KSDV ou KSHV. Isso facilita a operação, uma vez que permite controlar assertivamente as posições e o espaçamento entre os furos de alojamento dos insertos metálicos.
A mesa pesa 90 kg e permite que a furadeira seja utilizada com sistema de refrigeração a água e inibidores de corrosão. Sua perfuração é precisa em relação ao diâmetro do furo e ao posicionamento. Nesse caso, a furadeira portátil pode ser removida com sua base de fixação a vácuo.
Blind-Fix é ideal para a fixação de painéis de todos os tipos de fachadas (Fotos: Divulgação/Borgh) Controle de profundidade
Em conjunto, utiliza-se um guia de controle para verificar a máxima profundidade da posição de rebaixo e o diâmetro do rebaixo. Para tanto, sua base é inserida no orifício rebaixado do painel e movida até o bloco.
Já para verificar a mínima profundidade da posição rebaixada, o calibrador da ferramenta é movido entre o painel e a parte da base do guia.