Vencedor do concurso “Monumento da Luz” é divulgado

O projeto do arquiteto e urbanista Nonato Veloso deve ser inaugurado até 29 de maio de 2019. O objetivo do certame era homenagear o eclipse de Sobral, ocorrido em 1919
0 Compartilhamentos
0
0
0

O projeto deve ficar pronto até 29 de maio de 2019, data do centenário do eclipse (foto: divulgação/Prefeitura de Sobral)

Texto: Lucas Barbosa

25/07/2018 | 16:30 – O resultado do concurso nacional “Monumento da Luz”, promovido pela Prefeitura de Sobral (CE), foi divulgado. O vencedor foi o arquiteto e urbanista Nonato Veloso, que contou com a colaboração dos arquitetos e urbanistas Claudio Sá e Matheus Carvalho e do engenheiro civil Alex Fernandes para a execução do projeto. O objetivo do certame era a criação de um monumento em homenagem ao eclipse de Sobral, que ocorreu em 1919.

O monumento foi selecionado pela Secretária do Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) com consultoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Ceará (IAB-CE). Agora, a equipe responsável por ele será contratada para desenvolver o projeto executivo. A prefeitura do município pretende inaugurá-lo até 29 de maio de 2019.

Monumento

A proposta arquitetônica foi inspirada na presença da luz em um eclipse, mesmo que encoberta. Ela é formada por um anel que remete à aura de luz do evento astronômico e um anfiteatro, que pode ser usado para eventos, aulas e pequenas apresentações. 

Eclipse de Sobral

Ocorrido em 1919, o eclipse de Sobral transformou o município cearense no palco da comprovação da Teoria da Relatividade Geral, do físico alemão Albert Einstein.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *