Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura

A decisão unânime do conselho da União Internacional dos Arquitetos (UIA) proporciona uma reflexão sobre o futuro da arquitetura, do paisagismo e do urbanismo
0 Compartilhamentos
0
0
0

Após chancela da Unesco, a cerimônia de assinatura da designação do Rio Capital Mundial da Arquitetura UIA/UNESCO 2020 deve ocorrer em agosto (foto: mandritoiu/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

21/05/2018 | 12:40 – Além de maravilhosa, a cidade do Rio de Janeiro é a primeira Capital Mundial da Arquitetura. A decisão unânime é do conselho da União Internacional dos Arquitetos (UIA) durante encontro em Oaxaca (México), realizado na última sexta-feira (18). Após a formalização do título pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), haverá uma cerimônia para assinatura da designação do Rio Capital Mundial da Arquitetura UIA/UNESCO 2020, prevista para agosto.

Além de reconhecer o passado arquitetônico, histórico e cultural, a designação proporciona uma reflexão sobre o futuro da arquitetura, do paisagismo e do urbanismo. Sérgio Magalhães, presidente do Comitê Executivo do UIA2020RIO, afirma que o principal legado para a cidade será o direcionamento do olhar das autoridades públicas e da sociedade para os atuais desafios urbanos, em busca da construção de cidades mais justas, inclusivas e sustentáveis.

O título faz parte de um programa da Prefeitura do Rio e do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), com foco em 2020, quando a cidade sediará o 27º Congresso Mundial de Arquitetos.

Saiba mais sobre o UIA2020RIO

Prefeitura carioca decretou a criação de comissão para UIA2020RIO

Espaços públicos do Rio de Janeiro serão palco para ações do UIA2020RIO

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *