Projeto prevê a restauração do conjunto histórico de Pomerode (SC)

0 Compartilhamentos
0
0
0

Pomerode é considerada a cidade mais alemã do país (foto: Raquel Caceres Melo/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

09/10/2018 | 14:00 – Situada no médio vale do rio Itajaí-Aço, Pomerode (SC) recebeu diversos imigrantes europeus durante o século XIX, em especial o povo germânico. Tanto é que a cidade é considerada a ‘Alemanha brasileira’ e possui o maior conjunto de construções enxaimel não europeu. Devido à importância deste acervo arquitetônico, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a Prefeitura Municipal de Pomerode e a Universidade Regional de Blumenau (FURB) se uniram para preservá-lo.

O Projeto Requalificação do Patrimônio Cultural da Imigração em Pomerode tem como premissa a preservação dos 11 imóveis tombados pelo Iphan, o conjunto Rural de Testo Alto e outras 221 edificações protegidas pelo município e estado. 

O projeto será realizado em quatro etapas: cadastrar fotograficamente as edificações e atividades tradicionais; identificar o estado dos imóveis e a necessidade de obras de restauro; elaborar o orçamento para as obras; e criar mapas temáticos com as prioridades e estratégias para a preservação. Todas as etapas serão desenvolvidas com auxílio dos alunos da FURB, que serão supervisionados pelos professores do curso de Arquitetura e Urbanismo e técnicos do Iphan.

A cerimônia de lançamento do projeto foi realizada na última sexta-feira no Teatro Municipal de Pomerode e contou com a presença de diversas autoridades, entre elas Kátia Bogéa (presidente do Iphan), Ércio Kriek (Prefeito de Pomerode) e João Natel Pollonio Machado (reitor da Universidade Regional de Blumenau). 

Durante o evento, também foi assinado um termo de cooperação visando a integração entre as instituições na política de gestão das etapas do projeto, na captação de recursos para as obras e no gerenciamento do conjunto histórico. Os órgãos ainda firmaram um acordo para promoção de atividades relacionadas à preservação do Patrimônio Cultural da imigração no estado.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *