Primeira casa da américa latina certificada LEED for Homes está no Brasil

Com construção econômica e tratamento das águas cinzas, residência – localizada em Campinas, São Paulo, é exemplo de obra sustentável
0 Compartilhamentos
0
0
0

Credito: Mariana Orsi Redação Galeria da Arquitetura

O primeiro projeto residencial em toda a América Latina a receber o selo ambiental internacional LEED for Homes (Leadership In Energy And Environmental Design) no nível Prata – concedido pelo USGBC (U.S. Green Building Council) – está localizado no Brasil, em Campinas, São Paulo.

Assinada pela arquiteta Teresa d’Ávila, a Residência Alphaville Dom Pedro recebeu o certificado em 2015 e conta com sistemas que reduzem o consumo de água em até 60% com o tratamento das águas cinzas, utilizado para lavagem de roupas e áreas externas, banhos, irrigação dos jardins etc.

De acordo com a arquiteta, a premissa do projeto era conscientizar as futuras gerações; aplicar as práticas sustentáveis na rotina de cada um, de modo a refletir a preocupação com a qualidade de vida, a saúde dos usuários e a manutenção da casa ao longo dos anos.

                                                                                                                                            Credito: Mariana Orsi

A novidade da residência é o sistema ECOGRID, de autoria da engenheira Lourdes Printes – da LCP Engenharia e Construções –, que usa um painel de argamassa armada com miolo de EPS (Poliestireno Expandido), garante excelente isolamento térmico e contribui para a economia na utilização de equipamentos de ar condicionado, além de apresentar propriedades termoacústicas e antifúngicas.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *