Plano Diretor de preservação do Parque dos Guararapes é publicado no Diário Oficial da União

Tombado em 1954, o parque foi palco das batalhas entre Portugal e Holanda pelo domínio da região nordeste do Brasil
0 Compartilhamentos
0
0
0

Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes (foto: divulgação/Iphan)

Texto: Lucas Barbosa

29/01/2018 | 11:30 – O Plano Diretor de preservação do Parque Histórico Nacional de Guararapes – localizado em Jaboatão dos Guararapes, região metropolitana de Recife (PE) – foi publicado no último dia 14 de janeiro no Diário Oficial da União. O documento apresenta as diretrizes que consolidam a gestão do bem cultural e a regularização fundiárias das áreas ocupadas pelas famílias de baixa renda.

O parque está sob os cuidados do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em conjunto com a Secretaria do Patrimônio da União, o Exército Brasileiro e a Prefeitura de Jaboatão dos Guararapes.

Histórico

Palco dos embates travados entre os exércitos portugueses e holandeses de 1648 a 1649 pelo controle de boa parte do nordeste brasileiro, o Parque Histórico Nacional é um dos cenários de grande peso na história brasileira.

Anteriormente conhecido como “Campos das batalhas de Guararapes”, o parque foi tombado em 1954. Ele se tornou o Parque Histórico Nacional de Guararapes em 1971. O local conta com uma área de 3,63 quilômetros quadrados, e boa parte do terreno está sob cuidados do Exército Brasileiro.

O parque abriga a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres dos Montes Guararapes, templo de arquitetura barroca onde estão os restos mortais dos combatentes portugueses das batalhas travadas no local.

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.