Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Parklets temáticos no Parque Burle Marx

(Crédito: Marcelo Fazola)

Redação Galeria da Arquitetura

Parque Burle Marx – localizado no bairro paulistano da Vila Andrade – ganhou parklets temáticos. São oito modelos concebidos por cinco artistas e coletivos de arte brasileiros com o objetivo de mostrar as diversas funções desse equipamento urbano.

(Crédito: Marcelo Fazola)

A iniciativa faz parte do Circuito Artístico de Parklets, um projeto da equipe do Parklets Art Lab – uma oficina de criação que busca ampliar a oferta de espaços públicos nas cidades. Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo e pela Secretaria da Cultura, o programa utiliza a estrutura dos parklets para diferentes usos. Entre as instalações há um palco para apresentações artísticas, espaço de meditação, parquinho, redário, solário, food truck e até academia.

(Crédito: Marcelo Fazola)

As estruturas, desenhadas por nomes como Bijari, Binho Ribeiro, Matias Picón, Douglas Okura, SHN/Coletivo Rua e Instituo Leo, empregam principalmente materiais de origem sustentável, recicláveis, reaproveitados e de demolição. No parklet do parquinho, por exemplo, o pula-pula é feito de pneus reciclados. 

(Crédito: Marcelo Fazola)

Para aumentar o alcance do Circuito Artístico, o Parklets Art Lab disponibilizou um material gráfico e digital com o passo a passo da construção de cada estrutura. Dessa maneira, as pessoas podem replicá-las em outros locais e disseminar o hábito de cultivar a cidade.

(Crédito: Marcelo Fazola)

O manual está disponível para download neste link.

Os parklets, instalados em dezembro de 2016, ainda estão disponíveis e receberão atrações especiais e gratuitas como shows, aulas de meditação e apresentações infantis, junto à programação do Parque Burle Marx durante o mês de fevereiro.


(Crédito: Marcelo Fazola)

Comentários (1) -

  • Df projetos

    13/02/2017 16:40:05 | Reply

    eu acho que o parklets é uma das maiores invenções urbanística do brasil... pois o mesmo pode ser instalados em locais diferentes e fazem toda a diferença no meio urbano e natural.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo