Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Os 12 escritórios de arquitetura mais promissores


Das formas geométricas elementares do neoclassicismo, às curvas livres do modernismo. Em uma esquina, obras neogóticas; em outra, ecléticas. Não há como negar que a arquitetura do Brasil é rica. Riqueza que deve muito aos profissionais, artistas e mestres arquitetos brasileiros, como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Lúcio Costa, entre tantos outros cujo talento e influência transcendem as barreiras nacionais.

 

Mas não é só de história que a arquitetura vive. E para mostrar que ela ainda vai viver muito, separamos uma lista com 12 escritórios de arquitetura promissores que, por meio de conceitos inovadores, participações intensas em concursos e premiações, prometem enriquecer ainda mais o país. Confira:

§ Ar ArquitetosFundado em 2008 por Juan Pablo Rosenberg e Marina Acayaba, em São Paulo, foi selecionado pela revista francesa Architecture Dáujour’dui como um dos escritórios da Nouvelle Vague Brasileira. Desenvolvendo projetos em diferentes escalas e usos, venceu premiações como “Jovens Arquitetos” do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), ficou em 2º lugar no Prêmio de Arquitetura AkzoNobel de 2014, pela obra Casa dos Pátios, e foi finalista da edição de 2015 pela obra Atelier Aberto.

§ Nitsche Arquitetos – Formado em 2000 pelos irmãos Lua e Pedro Nitsche, o escritório busca associar técnica e arte em suas obras. Desenvolve diferentes tipos de projeto, de casas e mobiliários a edifícios e cidades. Ficou em 2º lugar no prêmio Jovens Arquitetos do IAB-SP de 2007 pela obra Casa em Iporanga e recebeu menção honrosa na edição de 2009 pelo Edifício Comercial João Moura — projeto que também recebeu destaque na categoria Edifícios do prêmio IAB de 2012. O artista plástico João Nitsche, também irmão de Lua e Pedro, colabora em projetos específicos.

§ Tacoa Arquitetos Associados - Foi fundado em junho de 2005 e tem como sócios os arquitetos formados pela FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo), Rodrigo Cerviño e Fernando Falcon. Dentre seus principais projetos, destacam-se a Galeria Adriana Varejão, vencedora do Prêmio Rino Levi IAB-SP de 2008 e d’O Melhor da Arquitetura de 2010; e a Vila Aspicuelta, conjunto horizontal de casas geminadas que oferecem à cidade de São Paulo uma amigável fachada verde e portões transparentes que permitem a comunicação com a via pública.

§ Estúdio Guto RequenaPossui práticas que transitam entre objetos, interiores, edifícios e cidades, procurando refletir sobre cibercultura e narrativas poéticas digitais no design. O estúdio também busca uma brasilidade contemporânea e original para desenvolver projetos, com uma metodologia de criação associada à prática de pesquisa. Em 2012, Guto foi selecionado para projetar o escritório do Google no Brasil. Em 2013, foi a vez do Walmart.com o convidar para desenhar sua sede. Foi responsável, ainda, pela reforma na fachada do edifício WZ Hotel, cujas luzes instigam a movimentada avenida Rebouças, em São Paulo.

§ Metro Arquitetos Associados – Fundado em 2000, o escritório atua em projetos que vão desde instalações temporárias até intervenções urbanas, procurando promover o uso coletivo dos espaços construídos, sejam eles públicos ou privados. Seus projetos são ligados, principalmente, à área cultural, como os conjuntos do Espaço Itaú de Cinema, em São Paulo — cuja unidade da rua Augusta foi considerada a melhor sala de cinema de São Paulo pelo Guia da Folha, em 2013. Desde a fundação, o Metro mantém parceria com o arquiteto Paulo Mendes da Rocha, vencedor do Pritzker Prize de 2006, com quem desenvolveu projetos paralelos, como o Cais das Artes e a Galeria Leme.

§ SIAA - Shundi Iwamizu Arquitetos Associados – Dirigido por Cesar Shundi Iwamizu, o escritório desenvolve projetos em diversas áreas, visando sintetizar soluções arquitetônicas. O processo de trabalho ocorre de maneira coletiva e interdisciplinar, valorizando a cooperação entre diversas áreas da ciência. Participou dos projetos do Sesc de Franca e de Ribeirão Preto, ambos vencedores em 2013; foi responsável pela Casa Yamada, projetada em terreno irregular e vencedora do prêmio Jovens Arquitetos do IAB de 2004, e pelo Edifício Anexo da Biblioteca Nacional, projeto feito em parceria com o Eduardo de Almeida Arquitetos e que ficou em 2º lugar no concurso nacional promovido pelo IAB-RJ.

§ ApiacásFundado em 2000, é dirigido pelos arquitetos Anderson Freitas, Pedro Barros e Acácia Furuya, desenvolvendo projetos institucionais, residenciais e comerciais para os setores público e privado. Entre eles, destacam-se o Sesc de Franca, vencedor do concurso, e o Bar Mundial, ganhador do prêmio Melhor da Arquitetura 2014. O Apiacás também conquistou a 2º colocação nos concursos para o Centro Cultural de Eventos e Exposições de Paraty e para o Hotel Complexo Paineiras no Rio de Janeiro. Em 2015, também ficou com o 2º lugar no Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake AkzoNobel pela obra Estúdio Madalena.

§ BCMF ArquitetosEstabelecido em 2001 pelos sócios Bruno Campos, Marcelo Fontes e Silvio Todeschi, o escritório desenvolve projetos que variam entre arquitetura de interiores, edifícios residenciais, comerciais e até obras de grande porte. Foi responsável pelo Complexo Esportivo de Deodoro, construído para os Jogos Pan-Americanos Rio 2007; foi contratado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) para desenvolver a maioria dos estudos conceituais da Candidatura Rio 2016 e, em 2010, foi contratado pelo consórcio Minas Arena para projetar o Novo Mineirão, um dos estádios da Copa do Munda da FIFA de 2014. No mesmo ano do megaevento, o BCMF foi incluído no ranking anual da FAST COMPANY como uma das 10 empresas mais inovadoras da América Latina.

§ Grupo SPO escritório é fruto da associação de arquitetos que se reuniram, em 2004, para o desenvolvimento de concursos e projetos. O grupo tem se dedicado a elaborar concursos de arquitetura, projetos para ONGs e instituições públicas, além de incorporar no cotidiano de suas atividades a participação em pesquisas e docência. Recebeu o segundo prêmio no Concurso Público Nacional para Moradia Estudantil UNIFESP em Osasco, do IAB-SP de 2015; e o Prêmio las mejores de la arquitectura y el urbanismo ibero-americanos na VIII BIAU (Bienal Iberoamericana de Arquitectura y Urbanismo), em 2012, pela Sede do SEBRAE Nacional e pelo Edifício Habitacional na Rua Simpatia.

§ Triptyque ArchitectureFranco-brasileiro, o escritório foi fundado por Grégory Bousquet, Carolina Bueno, Guillaume Sibaud e Olivier Raffaelli, com sedes em Paris e São Paulo. Com obras contemporâneas e experiência na construção sustentável, a Triptyque foi convidada a realizar instalações e performances apresentadas na Bienal de Hong Kong/Shenzen em 2009, no museu Guggenheim de Nova York, no Festival of Architecture e no Victoria & Albert Museum em 2010, ambos em Londres; além de estar presente na coleção permanente do Centro Pompidou em Paris desde 2014. Um de seus projetos de maior notoriedade é a Base Brasileira na Antártica – Estação Antártica Comandante Ferraz.

§ FGMF Arquitetos – Formado há 15 anos pelo trio Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz, o escritório nasceu com a premissa de ser reconhecido pela academia e pelo mercado. Dessa forma, desenvolve desenhos em todas as escalas e programas e já soma mais de 280 projetos arquitetônicos em seu portfólio, que reforçam a variedade de programas com que o escritório trabalha. Em 2014, recebeu 20 prêmios, sendo que três deles alcançaram as principais categorias do 8º Prêmio AsBEA (Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura): Edifício Corujas (premiado), Casa das Pérgolas e Restaurante Deliqatê (menções honrosas).

§ Arquitetos Associados – Estúdio colaborativo sediado em Belo Horizonte (MG), que define uma organização de trabalho específica para cada projeto, permitindo a formação de equipes variadas e até mesmo eventuais participações de colaboradores externos. Desenvolvido em paralelo à prática docente, o trabalho do escritório lida com uma extensa variedade de escalas e programas. Com participação intensa em concursos, o Arquitetos Associados coleciona diversas premiações. No ano de 2010, venceu a 12ª Premiação de Arquitetura IAB-MG em quatro categorias com as obras Residência FM, Estúdios Terra 240 e Centro Educativo Burle Marx. Em 2015, ficou em primeiro lugar no concurso para a Moradia Estudantil Unifesp, em São José dos Campos.

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo