MPF instaura investigação sobre as condições dos museus paulistanos

MASP está entre as edificações que serão investigadas (crédito: shutterstock.com / Diego Grandi)Text
0 Compartilhamentos
0
0
0

MASP está entre as edificações que serão investigadas (crédito: shutterstock.com / Diego Grandi)
Texto: Pedro Miranda
17/09/2018|16:00 – O Ministério Público Federal (MPF) solicitou a instauração de uma investigação para avaliar a estrutura e a segurança contra incêndio de diversos museus na cidade de São Paulo que são edificações tombadas ou estão em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
O procedimento preparatório – investigações preliminares de natureza civil – será realizado no Conjunto do Ipiranga, no MASP, no Teatro Municipal e no edifício-sede da Biblioteca Municipal Mário de Andrade. Segundo a procuradora da República Suzana Fairbanks, responsável pela instauração da investigação, esses bens necessitam de imediata atenção, pois podem estar em situações de risco iminente. O MPF também levou em conta a divulgação de informações que afirmam que tais complexos apresentam problemas estruturais e ausência do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros.
Incêndios
O recente incêndio no Museu Nacional gerou um debate sobre a segurança dos demais equipamentos públicos nacionais. Recentemente, o Iphan publicou uma portaria que normatiza a prevenção e o combate ao fogo em edificações tombadas. A cidade de São Paulo passou por um caso semelhante em 2015, quando o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, também foi destruído por um incêndio. 
0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.