Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

Conheça 9 escritórios de arquitetura especializados em projetos de hospitais

Hospital Unimed de São José do Rio Preto — Foto: JR Estúdio Fotográfico

Redação Galeria da Arquitetura

A arquitetura hospitalar mudou bastante com o passar do tempo. Os escritórios especializados pensam os novos projetos de modo que os ambientes sejam, além de funcionais, mais acolhedores e trabalhem na recuperação dos pacientes. Confira alguns dos escritórios e projetos relevantes desse segmento.

1. Zanettini Arquitetura

Referência no desenvolvimento de edificações sustentáveis e ecoeficientes, o escritório tem mais de 1,2 mil projetos em mais de 50 anos de história. No seu portfólio, destacam-se os hospitais São Camilo, Moriah e São Luis.

O primeiro ganhou paisagismo e teve a fachada reformada, onde foram incluídas duas marquises na estrutura metálica. Já o segundo, passou por revitalização e ampliação que deixaram as áreas comuns parecendo uma grande vitrine – quebrando um pouco o estereótipo criado para empreendimentos deste gênero. 

Hospital Moriah — Foto: Marcelo Scandaroli

Hospital São Camilo — Foto: Acervo Zanettini

2. RAF Arquitetura

Um de seus trabalhos mais recentes é o Hospital Copa Star, localizado em Copacabana, no Rio de Janeiro. Nesse caso, o principal desafio foi a necessidade de adequá-lo às normas e regulamentações locais. A altura máxima permitida era de 15 metros e o pé-direito de, no mínimo, 4 metros. Esse espaço deveria abrigar o programa com 150 leitos – 45 UTIS e 105 apartamentos –, nove salas de cirurgia, um parque diagnóstico, lobby e restaurante.

Outro projeto é o Hospital Pediátrico Pro Criança, vencedor da 51º Premiação Anual do IAB-RJ na categoria “arquitetura de edificações” e do prêmio especial em 2013. O diferencial foi a implantação de espaços lúdicos, com formas e cores alegres que ajudaram a humanizar os ambientes.

Hospital Copa Star — Foto: LMartins Fotografia

Hospital Pediátrico Pro Criança Jutta Batista — Foto: LMartins Fotografia

3. Levisky Arquitetos Estratégia Urbana

Comandado por Adriana Levisky, o escritório tem a missão de requalificar espaços públicos e privados, melhorando a qualidade de vida nas regiões metropolitanas. Seu principal projeto no segmento de saúde é a Unidade Avançada Perdizes do Hospital Albert Einstein.

Além da estética, o projeto tomou cuidado com o conforto interno e com a responsabilidade ambiental. Destaca-se pela fachada de vidro insulado e serigrafado, que consegue gerar equilíbrio térmico ao reduzir a incidência de raios solares.

Unidade Avançada Perdizes - Hospital Albert Einstein — Foto: Nelson Kon

4. acr ARQUITETURA

O acr ARQUITETURA já projetou várias clínicas, hospitais e consultórios espalhados por todo o Brasil, como a Unidade Alphaville do hospital Fleury. Nesse caso, o escritório apostou na utilização de materiais de fácil aplicação e remoção, como: divisórias de gesso acartonado, piso vinílico e forros modulares.

Fleury - Unidade Alphaville — Foto: Luis Benedito

5. Affini Arquitetura

O Hospital Unimed de São José do Rio Preto, entregue em 2015, é um dos projetos hospitalares de destaque do escritório. Com mais de 9 mil de área construída, é um dos mais modernos da região. ­­Possui uma grande área administrativa, consultórios e recepções em todos os setores, além de refeitório e áreas de conforto médico. Trata-se de um modelo que mostra a preocupação com o bem-estar tanto dos pacientes, quanto dos funcionários.

Hospital Unimed de São José do Rio Preto — Foto: JR Estúdio Fotográfico

Hospital Unimed de São José do Rio Preto — Foto: JR Estúdio Fotográfico

6. aflalo/gasperini arquitetos

Reconhecido por projetos como o Infinity Tower e Edifício Odebrecht, também trabalha com arquitetura hospitalar.

Um exemplo é o Anexo I do Hospital do GRAACC. Com obra concluída em 2008, se destaca pela fachada de vidro branco, que possibilita o aproveitamento da luz natural em todos os andares. A entrada tem pé-direito duplo e uma grande escultura colorida que faz a integração do espaço público ao hall de entrada.

GRAACC - Anexo I — Foto: Ana Mello

GRAACC - Anexo I — Foto: Ana Mello

7. Idein

Entre os trabalhos de destaque do Idein estão o Centro Médico Unimed de Tubarão e o Hospital Unimed Litoral.

No primeiro caso, foi realizado um retrofit em pouco tempo no prédio – que funcionava apenas como sede administrativa –, transformando-o em uma unidade assistencial de saúde.

Já no outro projeto, foram utilizadas muitas cores, mobiliário moderno e outros elementos decorativos que tornaram o ambiente mais humanizado, contribuindo para uma atmosfera acolhedora.

Unimed Tubarão — Foto: Matheus Alves

Hospital Unimed Litoral — Foto: André Moecke

8. Ivan Smarcevscki Arquitetos Associados

O escritório atua em diversas áreas da arquitetura, fazendo projetos comerciais, industriais, hoteleiros, hospitalares e de infraestrutura por todo o Brasil.

O Higienópolis Medical Center e o Alpha Medical Center, dois dos principais projetos na área da saúde, chamam atenção pelas fachadas envidraçadas. Foram usados vidros de alto desempenho, para equilibrar a temperatura interna e reter a irradiação solar.

Higienópolis Medical Center — Foto: Claudiomar Gonçalves

Alpha Medical Center — Foto: 3D Reality

9. MEP Arquitetura e Planejamento - PR

São mais de 500 mil m² de área projetada em instituições por todo o País. O Hospital Universitário Federal De Palmas, concebido em 2014, tem quase 35 mil m². Um dos diferenciais é o conceito sustentável, visto que o edifício conta com sistema de aquecimento solar e de reaproveitamento de águas pluviais.

Hospital Universitário de Palmas — Foto: MEP Arquitetura e Planejamento

Confira mais projetos de arquitetura hospitalar na Galeria da Arquitetura!

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo