Concurso para intervenção em cidades espanholas está com as inscrições abertas

O certame prevê projeto arquitetônico, urbanístico e paisagístico para as regiões de Béjar, Guadix e Olite
0 Compartilhamentos
0
0
0

Guadix, que fica na cidade de Granada (Espanha), é uma das três regiões que receberá melhorias (foto: Anibal Trejo/shutterstock)

Texto: Lucas Barbosa

06/02/2019 | 15:55 – Com apoio da Rede Internacional de Construção tradicional, Arquitetura e Urbanismo (INTBAU) e da Fundação Richard H. Driehaus, o Governo da Espanha – por meio do Ministério do Desenvolvimento – lançou o concurso internacional de arquitetura Richard H. Driehaus para intervenção arquitetônica, urbanística e paisagística nos municípios de Béjar, Guadix e Olite, que compreendem as cidades de Salamanca, Granada e Navarra, respectivamente. Os interessados podem encaminhar suas propostas até o dia 23 de março deste ano.

O concurso aceitará equipes de todo o mundo com até quatro participantes, sendo eles os únicos a receberem os créditos pela proposta – o corpo técnico pode contar com outros participantes que serão mencionados apenas como colaboradores. Entretanto, um escritório que se apresente em forma de pessoa jurídica, ou seja, a quem os créditos serão deferidos, pode contar com mais participantes.

Objetivo

O concurso quer preservar e dar continuidade às tradições de cada cidade por meio da prática arquitetônica e urbanística, que busca uma estrutura urbana mais bonita, coerente, sustentável e inclusiva. As propostas devem estar de acordo com o DNA de cada uma das regiões. Além disso, visa o incentivo do uso de materiais e técnicas locais, junto à mão de obra e demais soluções.

Os projetos devem ser idealizados seguindo critérios de viabilidade econômica e técnica. Não há um preço fixo para a concepção, mas é necessário que uma estimativa seja sinalizada em cada proposta.

A construção do projeto é de total responsabilidade do poder público das cidades.

Premiação

Os três projetos vencedores serão laureados com o valor de € 12 mil euros. O júri, se assim quiser, poderá anunciar menções honrosas, que também receberão um valor em dinheiro: € 2 mil euros cada. O resultado será anunciado no dia 3 de abril deste ano.

Sobre a INTBAU

Fundada por Carlos Filipe Artur Jorge Windsor, príncipe do País de Gales, a INTBAU é uma instituição educacional internacional que incentiva a restauração de edifícios tradicionais e a construção de novos, visando contribuir com a concepção de arquiteturas belas, coerentes e que influenciem na melhora da qualidade de vida dos locais onde está inserida.

Sobre a fundação Richard H. Driehaus

Fundada pelo filantropo e empresário Richard H. Driehaus, é uma entidade filantrópica norte-americana que promove diversas atividades, como a conservação do patrimônio, da arquitetura e do urbanismo.

Para se inscrever, acesse o site do concurso

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.