Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

A versatilidade dos contêineres


A construção civil ganhou um aliado que promove mais rapidez, mobilidade e sustentabilidade nos projetos. Os contêineres se tornaram uma alternativa para construção de residências, estabelecimentos comerciais e hotéis. Já estão presentes em obras no mundo todo e chegam como uma tendência no Brasil.


André Krai é diretor da Container Ecology Store, rede franqueada de lojas de roupas e acessórios com 63 instalações de grandes caixas de metal no Brasil e duas na Europa. A empresa também desenvolve estabelecimentos em contêineres para outras marcas. E tem, ainda, em fase de projeto, dois hotéis, em Novo Hamburgo (RS), com 80 a 120 quartos.


Uma das grandes vantagens dessas construções é que os gastos são mais previsíveis e seguros. Krai espera vender casas nos valores de R$ 1 mil e R$ 2 mil o metro quadrado e com entrega da obra para dois meses, com o acabamento específico. Livia Ferraro, especializada em arquitetura de contêiner, diz que uma casa de alvenaria que é construída em 5 meses, pode ser entregue em 45 dias, se optar pelo caixote de metal.

Além de tudo isso, as obras são realizadas em galpões e depois transportadas para o destino. Esse aspecto é importante pelo fator mobilidade, pois oferece a possibilidade de mudança do empreendimento, e, também, pela sustentabilidade, já que o impacto ambiental é muito menor que o convencional.


Fonte do post: Revista Planeta
Crédito/fonte da foto: Livia Ferraro, Ton Koene

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo