8 projetos inspiradores feitos com container. Confira nossa lista!

Está procurando uma inspiração para um projeto rápido e econômico? Confira nossa lista com 8 projetos feitos com containers marítimos
0 Compartilhamentos
0
0
0


Decameron — São Paulo (SP) Foto: Pedro Vannucchi

Texto: Vitória Oliveira

container é uma alternativa que vem conquistando os setores da arquitetura e construção civil pela sua versatilidade, resistência, custo acessível e rapidez de execução. E o melhor: é uma solução sustentável.

A sobreposição dos volumes, as diversas possibilidades de customização, a facilidade de encaixe e os vários formatos são outras vantagens dessa construção modular. O elemento dá origem a diferentes tipos de projetos, como residências, restaurantes, padarias, galerias e escritórios. O resultado sempre é incrível.

A seguir, confira uma lista de 8 projetos com containers para você se inspirar!

1. Casa Container de Lorena

Casa Container de Lorena, projetada pelo arquiteto Delton Leandro, é a primeira minicasa (apenas 30 m²) inserida numa chácara no Vale do Paraíba, interior de São Paulo. “A escolha pelo container aconteceu por três fatores: uma obra rápida, compacta e sustentável. O resultado foi um projeto funcional e que atende todas as necessidades do morador, incluindo a conexão com a natureza do entorno”, conta o arquiteto.

Foto: Divulgação Delton Leandro Arquitetura

2. Pocket House

Localizada em Belo Horizonte (MG), a Pocket House tem apenas 29,89 m e foi projetada pelo escritório Cristina Menezes Arquitetura num container que seria descartado. Todos os materiais utilizados, bem como os revestimentos, foram aparafusados numa estrutura metálica soldada nas chapas do container, possibilitando uma obra seca e sem resíduos.

Foto: Jomar Bragança

3. Casa Viva

Casa Viva é assinada pelo escritório Todos Arquitetura. Ela foi projetada a pedido de um grande home center para mostrar a versatilidade do seu portfólio com soluções e materiais voltados a um projeto sustentável. Um diferencial é que a casa é itinerante e fica em exposição em alguns lugares do País.

“Cada cômodo foi inspirado numa região do Brasil, trazendo suas cores, formas e texturas. A sala de estar, por exemplo, homenageia o gigantismo da cidade de São Paulo com imagens de prédios”, explica o arquiteto Maurício Arruda.

Foto: Lufe Gomes

4. Maritimu’s Ox

O restaurante Maritimu’s Ox se destaca por ser o único da cidade de Araçatuba (SP) a ser construído com containers e em apenas 120 dias. O projeto foi executado pelo Studio Urbano.

O arquiteto Rone Marthins explica que “o container não é tão quente quanto as pessoas imaginam. Fizemos um estudo de incidência solar e ventilação cruzada para deixá-lo mais fresco e arejado. Com isso, optamos por não revesti-lo. No entanto, isolamos 100% das paredes para não perder o apelo estético industrial”.

Foto: Felipe Cuine

5. Restaurante Container

Outro projeto voltado ao ramo de alimentação da nossa lista é o Restaurante Container, desenvolvido em parceria pelos escritórios Meius Arquitetura + Bernardo Horta Arquiteto + Zargos Arquitetos.

Localizado em Lagoa Santa (MG), o estabelecimento é encantador. A geometria das faces externas dos containers foi preservada. E para deixar a entrada do restaurante mais atrativa, uma parte da fachada foi decorada com um grafite dos artistas Thiago Alvim e Baba Jung.

Foto: Henrique Queiroga

6. Julice Boulangère Pinheiros

O escritório StudioARQBR teve como inspiração para o projeto do Julice Boulangère Pinheiros – em São Paulo (SP) – um container marítimo que servia como estoque. Os arquitetos reutilizaram 13 estruturas e, ao cruzar umas sobre as outras, criaram corredores e vãos.

“Juntamos uma equipe com projetistas complementares – de estrutura e instalações – para desenvolver algumas técnicas de como o empilhamento dos containers poderia ser feito”, conta Eduardo da Mata.

Foto: Pedro Napolitano Prata

7. Decameron

O projeto da Decameron, loja de móveis localizada na capital paulista, foi realizado pela equipe do studio mk27. Os profissionais optaram pela utilização de containers a fim de obter maior rapidez e economia na obra.

Os containers marítimos foram empilhados e formam dois andares de túneis que abrigam os produtos expostos. As grandes peças impressionam pelas cores chamativas.

Foto: Pedro Vannucchi

8. GSC

Para fechar nossa lista, temos o projeto do SuperLimão Studio + Gabriela Coelho. Trata-se de uma galeria particular batizada de GSC, em São Paulo (SP), que abriga o amplo acervo de um colecionador, incluindo objetos, carros e arte. A edificação também acolhe home office, atelier-oficina, academia e canil. São os containers marítimos que abrigam todo o programa.

Os arquitetos instalaram as janelas em três diferentes alturas. Isso garantiu a entrada da ventilação cruzada. Além disso, essas aberturas, junto com as claraboias, proporcionaram iluminação natural.

As paredes externas foram pintadas com tinta cerâmica que, em conjunto com o telhado verde, gerou inércia térmica e mantém um clima agradável dentro dos ambientes.

Foto: Maíra Acayaba

0 Compartilhamentos
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *