Galeria da Arquitetura

Um jeito diferente de ver o mundo da arquitetura.

10 escritórios de arquitetura que realizam projetos corporativos

Foto: Ary Diesendruck – Boehringer Ingelheim

Redação Galeria da Arquitetura

De uns tempos pra cá, os projetos corporativos passaram a ser mais humanizados, com áreas de estar, salas de reuniões informais e espaço de descompressão. Afinal, as pessoas passam quase mais tempo no trabalho do que em casa e, quanto melhor o funcionário se sentir no ambiente de trabalho, mais produtivo ele será. Conheça alguns escritórios de arquitetura que atuam nesse segmento e assinam projetos de destaque no cenário nacional.

1. Andrade Azevedo Arquitetura

O escritório Andrade Azevedo Arquitetura foi fundado pelos arquitetos Marcos Azevedo e Claudia Andrade. Desde o final de 2016 está unido a outro grande escritório, o Athié |Wohnrath. Em seu portfólio, há uma vasta lista de projetos na área corporativa. Entre eles, as sedes brasileiras de marcas internacionais, como Biogen Idec, Philips, Grupo LATAM e Kimberly-Clark.

Estes dois últimos, inclusive, são alguns dos trabalhos mais expressivos assinados pelo escritório. Destacam-se pela comunicação visual que ressalta a paleta de cores das marcas e pelos espaços destinados ao convívio social.

Fotos: Luiz Fernando Macian – Grupo LATAM

Fotos: Júlio Menezes – Kimberly-Clark

2. Arealis

Em 2005, o empresário Jean-François Imparato fundou o escritório Arealis, que teve sua primeira sede na cidade de Paris, França. No Brasil desde 2012, com sedes em São Paulo e no Rio de Janeiro, é comandado por outros dois sócios – os arquitetos Enrico Benedetti e Mariana Guedes.

Referência na arquitetura corporativa brasileira, a empresa concebeu os projetos do Cetelem, Stago e evino. Em todos eles, a equipe incorporou a filosofia e a atividade das marcas. Outro exemplo é a sede do Booking.com.

Fotos: Paulo Falcão – Booking.com

3. Athié | Wohnrath

Em 1994, os arquitetos Sérgio Athié e Ivo Wohnrath se juntaram para criar um pequeno ateliê que logo evoluiu para um grande escritório, especializado em projetos corporativos. Além de projetar, o grupo atua em outras três áreas: construção, tecnologia e turn key.

Obras espalhadas pelo Brasil e pelo mundo (como Argentina, Chile, Portugal e Estados Unidos) somam mais de 130 milhões de m² implantados.

Um dos corporativos mais lembrados é a sede do Mercado Livre, em Osasco, grande São Paulo. Concebido em parceria com o Estudio Elia / Irastorza (EEI), o projeto envolveu a construção de um complexo de 17 mil m². Além dos amplos espaços de lazer e convívio, o local se destaca por ter instalações sustentáveis, a exemplo de 2 mil painéis fotovoltaicos no telhado.

Foto: Pregnolato & Kusuki – Nova Sede do Mercado Livre

4. Dabus Arquitetura

Comandado pela arquiteta Heloisa Dabus, o escritório atua desde 1988 em diversas áreas da arquitetura, fazendo projetos comerciais, franquias e residências. Atualmente, mantém o foco em clínicas, consultórios médicos e espaços corporativos.

Neste segmento, o escritório possui uma vasta carteira de clientes, entre eles a agência Red Comunicações e o site Superdownloads. Nesses projetos, a Dabus tirou proveito das cores vibrantes que compõem as marcas, inserindo-as em diferentes locais, como recepção e áreas de trabalho.

Fotos: Keney Su – Red Comunicações| Douglas Garcia – Superdownloads

5. DM/AM Arquitetura

Com projetos implantados no Brasil e no exterior, o DM/AM – que tem como titulares Dante Della Manna e Antonio Mantovani Neto – esbanja um portfólio composto por marcas como HBO, Yahoo e Linkedin. Em todos esses projetos, a equipe imprimiu um estilo descolado com cores e grafites que transformam os ambientes de trabalho numa grande diversão.

Fotos: Nelson Kon – Linkedin | Daniel Ducci – Yahoo e HBO

6. Gensler

Fundado em 1965 pelo arquiteto Arthur Gensler, o escritório é uma empresa global de arquitetura, design, planejamento e consultoria estratégica. Com obras espalhadas em vários países, marcou presença no Brasil após projetar a sede do Facebook, localizado na cidade de São Paulo.

Criado para a maior rede social do mundo, o projeto privilegiou a liberdade dos colaboradores. Lá, os funcionários podem levar cachorros e se movimentar entre uma sala e outra com skates e bicicletas, além de relaxarem nos diversos espaços de convivência.

Fotos: Marcos Cimadi – Facebook

7. Leonetti Piemonte Arquitetura

A dupla Isabella Leonetti e Pierina Piemonte são as arquitetas que comandam o escritório. Com forte atuação nas áreas de arquitetura e design de interiores, já conceberam projetos para grandes clientes, como Almaviva do Brasil e Bain & Company.

Na sede da Almaviva, chamam a atenção as áreas verdes que entram nos espaços através das paredes de vidro. Já na Bain & Company, o Information Center (área central de informações e pesquisas) ganhou uma peça em formato de árvore que serve de estante, banco e bancada. Ela faz referência à “árvore da sabedoria”.

Fotos: Édson Ferreira Filho – Almaviva do Brasil | Julio Menezes – Bain & Company

8. MW Arquitetura

Em 1991, a arquiteta Moema Wertheimer montou seu escritório. Sua equipe atua na elaboração de projetos de arquitetura, design de interiores, reformas e consultoria em planejamento de espaços comerciais, residenciais, da área da saúde e também da hotelaria e hotelaria hospitalar. Mas é na arquitetura corporativa que a empresa tem forte influência.

Recebeu em 2010 o primeiro selo LEED Gold pelo projeto da sede brasileira do laboratório Boehringer Ingelheim, que tem presença marcante de áreas verdes. Dois anos depois, a conquista se repetiu pelo projeto do escritório da StoraEnso, com predomínio da madeira, a exemplo dos painéis da recepção.


Fotos: Evelyn Müller – StoraEnso | Ary Diesendruck – Boehringer Ingelheim

9. Perkins+Will

Trata-se de uma empresa global de arquitetura e design de interiores criada em 1935. Com sede brasileira instalada em São Paulo, a Perkins+Will (antigo RoccoVidal Perkins+Will) desenvolve projetos em diversas áreas, como corporativa, cultural, comercial, educacional, esportiva e hospitalar.

No Brasil, destacam-se os projetos encomendados para BTG Pactual e Hypermarcas, que inclusive, foi premiado no XI Grande Prêmio de Arquitetura Corporativa 2014 na categoria “Interiores Corporativos”.

Nesses dois projetos, a iluminação assume o protagonismo, pois possui uma grelha tipo pergolado acoplada às luminárias. O efeito cria uma luz indireta que traz conforto aos ambientes.

Fotos: João Ribeiro – Escritório Hypermarcas | Fran Parente – BTG Pactual Sede São Paulo

10. SCAA Arquitetura

Após passar por renomados escritórios, o arquiteto Sergio Camargo fundou sua própria empresa em 2009. O SCAA, cujo foco aponta para a área corporativa e de edificações, conta com um portfólio recheado de grandes projetos, como as agências Grey Brasil e ARTPLAN, além dos mais recentes: Movile e Y&R.

Em comum entre esses projetos está a valorização do convívio social, que traduz uma nova forma de pensar os ambientes de trabalho.

Fotos: Nelson Kon – No sentido horário: Y&R, Movile, ARTPLAN e Agência Grey Brasil

Loading
novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo