Fundada em 1932 em no estado de Michigan (EUA), a Guardian é uma das maiores fabricantes de vidros e espelhos do mundo. A companhia está presente em mais de 25 países, entre eles o Brasil, onde mantém duas fábricas, uma em Tatuí (SP) e outra em Porto Real (RJ), e possui um Centro de Distribuição em Fortaleza (CE).

Canal de contato direto com a

 
Site Telefone
11-55056659-
    Ver todas as matérias

    Vidros SunGuard contribuem para eficiência energética de edifício em São Paulo

    Edifício Odebrecht contou com mais de 6 mil m² de vidros aplicados na fachada, entre eles o SunGuard – modelo AG 43 Clear – fornecido pela Guardian

    Redação Galeria da Arquitetura

    Situado às margens do rio Pinheiros, em uma das avenidas mais movimentadas da cidade de São Paulo, o Edifício Odebrecht foi inaugurado em 2013. Com projeto do escritório aflalo/gasperini arquitetos, o empreendimento foi concebido em uma área de pouco mais de 7 mil m².

    Edifício Odebrecht - Fachada de vidroCom o uso dos vidros SunGuard, um dos resultados práticos percebidos foi, justamente, no controle da entrada da luz (Foto: Daniel Ducci)

    DESAFIO

    Atender aos preceitos estipulados pela certificação Leed. Parte das intervenções considerou a fachada como elemento fundamental para a concepção do edifício, visto que algumas das necessidades eram tirar máximo proveito da iluminação natural, garantir retenção da irradiação solar e controlar a entrada de calor nos ambientes do escritório.

    Outra questão importante estava no aspecto visual, já que o projeto visava a retratar na fachada a harmonia entre os vidros e as placas pré-moldadas de concreto empregados. De modo geral, o conjunto (vidros e placas pré-moldadas na fachada) deveria oferecer fácil manutenção, visto que o local em que o prédio está inserido tem muita poluição.

    SOLUÇÃO

    Para obter a eficiência energética desejada, o projeto recorreu aos vidros SunGuard – modelo AG 43 Clear – fornecidos pela empresa Guardian. Eles foram aplicados em conjunto com outros tipos de vidro laminado, proporcionando um contraste interessante – principalmente com a vegetação no entorno do edifício. No total, foram mais de 6 mil m² de vidros aplicados na fachada.

    Com o uso dos vidros SunGuard, um dos resultados práticos percebidos foi, justamente, no controle da entrada da luz. As luminárias próximas das janelas são desligadas automaticamente, à medida que um sistema de células mede a iluminação absorvida no ambiente interno. Por equilibrar a temperatura, a solução também otimizou o uso de equipamentos de climatização.

    DESCRIÇÃO DOS PRODUTOS

    A linha de vidros SunGuard, da Guardian, possui 12 modelos que garantem, além do melhor aproveitamento da luz solar, economia de até 70% com energia elétrica gasta com ar-condicionado e iluminação artificial. Além disso, auxilia na obtenção da certificação Leed e protege a mobília contra os efeitos nocivos da radiação UV, garantindo também conforto térmico.

    Descrição da Obra
    Local: São Paulo (SP)
    Data: Início da obra: 2008 / Término: 2012
    Escritório de arquitetura: aflalo/gasperini arquitetos
    Fornecedor: Guardian
    Produtos: Vidros SunGuard

    LEIA A MATÉRIA COMPLETA

    EDIFÍCIO ODEBRECHT SÃO PAULO
    SP, SÃO PAULO, Brasil
    aflalo/gasperini arquitetos
novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo