Canal de contato direto com a

Site Telefone
11-46133904-
    Ver todas as matérias

    Esquadrias criam grandes panos de vidro e permitem integração com o exterior

    Com a linha High-Design Slide, da REHAU, residência situada no alto de uma montanha ganha integração total com a paisagem externa

    Localizada a 30 km da cidade de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, a Casa HLM foi concebida pelo escritório BÁ – Boa Arquitetura para um jovem empresário. Com 215 m² de área construída, a moradia está no alto de uma montanha e possibilita o encontro com o verde sem perder a comunicação com a vida urbana.

    Loft - Tintas - Sherwin-WilliamsEsquadrias de correr com grandes panos de vidro foram utilizadas para garantir a integração dos ambientes e privilegiar o acesso à paisagem (Foto: Marcelo Donadussi)

    “O objetivo foi criar uma espécie de refúgio em grande contato com a natureza. Encontramos uma solução arquitetônica integrada e proporcional ao terreno, que não se sobrepunha a ele. A casa foi criada de modo a buscar uma materialidade radicalmente verdadeira. Ela é toda em concreto aparente, com paredes curvas, acabamentos em madeira e revestida com vidro”, conta Rafael Lorentz, titular do escritório de arquitetura.

    DESAFIO

    Detalhe - Escada
    A REHAU forneceu as esquadrias de PVC da linha High-Design Slide para
    todos os espaços da casao (Foto: Marcelo Donadussi).

    A integração de todos os espaços da casa com o exterior era uma premissa do projeto. Com isso, foi necessário utilizar elementos específicos que permitissem a permeabilidade entre as áreas, sobretudo para valorizar a paisagem propiciada pela região montanhosa em que a residência está situada.

    Outra premissa era a especificação de esquadrias com sistema de correr, que tivessem a capacidade de vencer vãos maiores, suportar grandes panos de vidro e resistir a ação de intempéries. Isso porque o projeto se situa em uma topografia alta, exposta a corredores de vento e a fortes chuvas.

    SOLUÇÃO

    “A linha High-Design Slide, da REHAU, dispõe de esquadrias de PVC com perfis robustos, que se adequaram à demanda por peças maiores e folhas sobrepostas. Conseguimos utilizar vidros de alturas maiores do que o padrão e com peso mais elevado. Como queríamos privilegiar o contato com a vista, as esquadrias asseguraram a funcionalidade adequada, com design discreto e total transparência”, ressalta Lorentz.

    A REHAU forneceu a linha High-Design Slide para todos os espaços da casa, como varandas, passagem para a garagem – que também é uma pérgola utilizada como área de convivência –, separação de cômodos e, especialmente, fachadas. Em três semanas as esquadrias foram instaladas, sem nenhum sobressalto.

    “A tecnologia embarcada do produto é muito boa. Além disso, fomos bem atendidos pelos representantes da REHAU e os resultados foram satisfatórios, afinal conseguimos panos transparentes e com boa flexibilidade”, conclui o arquiteto.

    DESCRIÇÃO DO PRODUTO

    Loft - Tintas - Sherwin-WilliamsAs esquadrias asseguraram a funcionalidade adequada, com design discreto e total transparência (Foto: Marcelo Donadussi)

    High-Design Slide é um sistema de portas de correr que atende aos requisitos arquitetônicos para áreas envidraçadas de grandes dimensões. Segundo o fabricante, possui alta resistência a pressões de vento e a cargas estáticas.

    Descrição da Obra
    Local: Santa Maria (RS)
    Data:Início: 2014 | Término: 2015
    Escritório de arquitetura: BÁ – Boa Arquitetura
    Fornecedor: REHAU
    Produto: linha High-Design Slide

    LEIA A MATÉRIA COMPLETA

    CASA HLM
    RS, SANTA MARIA, Brasil
    BÁ – Boa Arquitetura

Receba gratuitamente os Boletins e
Informativos da Galeria da Arquitetura.

(55 11) 3879-7777

Fale conosco Anuncie

Outros produtos da e-Construmarket

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo