,

A Schott é líder de tecnologia internacional em vidro e vitrocerâmica. Possui mais de 130 anos de experiência no desenvolvimento de materiais e tecnologias, tendo amplo portfólio de produtos e soluções inteligentes. A empresa tem como clientes indústrias de eletrodomésticos, farmacêuticas, de eletrônicos, de artigos ópticos, biológicas, automotiva e aeronáutica. Atende a todo o território nacional.

Canal de contato direto com a

 
Site Telefone
11-45910239-
    Ver todas as matérias

    Vidro antichama PYRAN® oferece alta resistência ao fogo em edificações

    Fabricado pela Schott, produto é reconhecido pela estética moderna e versátil e pelas propriedades resistentes que garantem a segurança do empreendimento mesmo após um incêndio

    Redação Galeria da Arquitetura

    Os vidros PYRAN protegem enquanto decoram o ambiente (crédito: divulgação / Schott)

    Os vidros da linha PYRAN®, desenvolvidos pela Schott, inibem a passagem de chamas, gases quentes e fumaça, garantindo a integridade e a estanqueidade de edificações em caso de incêndio. O diferencial está na composição do produto, pois ele é feito à base de borossilicato (resistente ao calor e a elementos químicos). O resultado é um vidro leve, com espessura de 5 mm a 12 mm, que possui durabilidade ilimitada, sem descoloração ou perda de aparência ao longo do tempo. Também não é afetado pela temperatura do ambiente ou pelos raios UV.

    ÁREAS DE APLICAÇÃO

    Portas: aplicado em estruturas de madeira e aço.
    Fachadas: impede que o fogo se espalhe verticalmente, oferece sombreamento e proteção térmica e acústica.
    Compartimentações: permite a entrada de luz natural aos ambientes.
    Telas/cortinas de fumaça: indicado para aplicação em áreas com grandes movimentações, como shopping centers e estações de trem subterrâneas.

    SEGURANÇA

    Mesmo sob altas cargas térmicas, o vidro antichama PYRAN® permanece transparente, possibilitando visão total em caso de incêndio. Essa característica auxilia as autoridades a avaliar a intensidade do incêndio e a planejar as operações de resgate e rotas de fuga.

    Edifício Bluetower, no posto de gasolina Esso Leikermoser, na Áustria (crédito: Schott/ divulgação)

    RESISTÊNCIA NA PRÁTICA

    Reconhecidos internacionalmente, os vidros antichama PYRAN® foram escolhidos para compor o projeto do posto de gasolina Esso Leikermoser, em St. Johann, na Áustria.

    A fachada localizada ao redor do parapente e sem cruzamentos horizontais exigia uma vidraça que, em caso de incêndio, oferecesse proteção por pelo menos 30 minutos. A solução para atender às exigências do cliente foi a instalação de uma fachada de vidro de 2.500 m² sem suporte, com instalação de spiders e vidros de proteção PYRAN®. Cada um dos quatro andares representa um compartimento de fogo separado.

    Os elementos de proteção contra incêndio consistem em conjuntos de placas com espessura de 16 mm: uma placa de vidro float externa de 8 mm, uma película PVB de 1,52 mm e uma placa PYRAN S de 8 mm. O espaço entre as placas é preenchido com o gás. A estrutura da janela garante um isolamento térmico transparente que atende a padrões exigentes, proporcionando um clima interior agradável. Já o filme PVB especialmente revestido entre as duas placas externas reflete a luz solar, evitando, assim, o aquecimento excessivo do interior.

novidades fechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo