> > > Minimod

Minimod

Minimod
Sustentável e inovadora, casa pré-fabricada em módulos transcende o conceito de morar e pode ser instalada em qualquer terreno Foto/Imagem:Leonardo Finotti

Vida totalmente adaptável

Pré-fabricada e modulada em fábrica, de maneira rápida e eficiente, a Minimod pode ser transportada inteira ou em partes. A pequena morada com espaço único de 26 m² é composta por quatro módulos e oferece um ensaio autêntico, sustentável e inteligente de habitação: encaixa-se em qualquer lugar e permite que o morador escolha sua vista. “O projeto em si é diferenciado, otimizado e rico em detalhes. Não é apenas uma casa; é uma experiência de vida”, ressalta Camilla Pereira, arquiteta do escritório Mapa Arquitetos.

“O fato de a casa ser entregue pronta e comportar-se como um produto é muito interessante. Basta escolher o modelo, pagar e levar para o terreno escolhido”, expõe Camilla. O desenho minimalista, exclusivo e pragmático oferece diferentes configurações, permitindo ao morador personalizar a morada como quiser. Quarto, sala de estar, sala de jantar e banheiro dividem-se entre os quatro módulos de maneira funcional. O dono ora pode estar todo conectado com o entorno, ora pode ter privacidade, optando entre ampliar e fechar a residência.

Construção inovadora e sustentável

Com o uso de materiais padronizados, disponíveis no mercado, a Minimod nasce com as vantagens da construção seca, limpa e econômica. Ela é inteira revestida com madeira, pintada por fora e natural por dentro. “O compensado de pinus foi o protagonista do projeto. O revestimento de madeira trouxe beleza e conforto à residência. No interior ela está nua e crua; e no exterior está perfurada: veste-se de uma capa preta de pintura para proteger-se das intempéries”, destaca a arquiteta.

A integração com o entorno é alcançada através das grandes aberturas de vidro, que podem ser sombreadas visando à redução da incidência solar. Por ser elevada, sem tocar no solo, a casa isenta-se da umidade. Também conta com fachada ventilada, que garante o conforto termoacústico, e iluminação com lâmpadas LED. “A sustentabilidade do projeto ainda está presente no uso da cobertura verde, que filtra e reaproveita a água da chuva”, ressalta.

Escritório

MAPA (MAAM+Studio Paralelo)4 projeto(s)

Local: RS,Brasil
Conclusão da obra: 2013
Área construída: 27

Tipo de obra:
Residência
Tipologia:
Residencial

Materiais predominantes:

Diferenciais técnicos:

Ambientes e Aplicações:

Slideshow

Ficha Técnica

  • Arquitetura: MAPA (MAAM+Studio Paralelo)
  • Arquitetura: MAPA (MAAM+Studio Paralelo) - Luciano Andrades, Matías Carballal, Rochelle Castro, Andrés Gobba, Mauricio López, Silvio Machado, Camilla Pereira, Jaqueline Lessa, Alexis Arbelo, Pamela Davyt, Emiliano Etchegaray, Camila Thiesen, Pablo Courreges, Diego Morera, Isabella Madureira, Aldo Lanzi, Emiliano Lago
Exibir mais itens
novidadesfechar
Receba o boletim da
Galeria da Arquitetura
veja um exemplo